A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou o uso de drones no combate ao mosquito Aedes aegypti em Vicente Pires. A medida faz parte das ações de prevenção à dengue e busca tornar mais eficiente a identificação de possíveis focos do transmissor da doença.
Os equipamentos são utilizados para mapear áreas que apresentam risco de proliferação do mosquito, incluindo locais com acúmulo de água parada e imóveis de difícil acesso para as equipes de vigilância ambiental.
Monitoramento mais eficiente
Com câmeras de alta resolução e suporte de inteligência artificial, os drones conseguem localizar possíveis criadouros com maior rapidez e precisão. A tecnologia permite que as equipes obtenham informações detalhadas sobre áreas que exigem atenção, contribuindo para o planejamento das ações de controle.
Além da identificação dos focos, os equipamentos também podem ser utilizados na aplicação de larvicida diretamente nos locais detectados, quando necessário.
Reforço no enfrentamento à dengue
A iniciativa fortalece o trabalho desenvolvido pela Vigilância Ambiental no enfrentamento à dengue em Vicente Pires. O uso da tecnologia busca ampliar a capacidade de monitoramento e prevenção, auxiliando na redução dos riscos de proliferação do mosquito e no combate à doença na região.



