A Reforma da Previdência Social, sancionada pelo Governo Federal em 2019, impactará as regras de aposentadoria a partir de 2024. Enquanto aqueles que iniciaram suas contribuições após a promulgação não sofrerão alterações, para quem já estava no mercado de trabalho, as normas serão atualizadas conforme as regras de transição estabelecidas para homens e mulheres. Descubra a seguir as mudanças que entrarão em vigor em 2024 e saiba como calcular o tempo necessário para a aposentadoria, bem como o valor da pensão.
Aposentadoria e pensão: Entenda as mudanças para 2024
A Reforma da Previdência estipula que homens que começaram a contribuir a partir de 2019 poderão se aposentar aos 65 anos, com 35 anos de serviço, enquanto mulheres precisarão atingir os 62 anos e comprovar 30 anos de contribuição. Entretanto, aqueles que ingressaram no mercado de trabalho antes de 2019 seguem normas de aposentadoria específicas, estando dentro do período de transição. Confira a seguir as alterações previstas para esse grupo em 2024, além de uma calculadora automática para facilitar o planejamento.
Sistema de pontos
O novo sistema atribui um ponto para cada ano de contribuição e um ponto adicional para cada ano a mais na idade. Em 2024, será necessário que mulheres alcancem 91 pontos e homens, 101 pontos. Essa pontuação aumentará progressivamente, atingindo o limite de 105 pontos para homens em 2028 e 100 pontos para mulheres em 2033.
Idade mínima progressiva
A idade mínima para aposentadoria no grupo de transição também evoluirá gradativamente. Em 2024, homens precisarão ter 63 anos e seis meses, enquanto mulheres deverão atingir 58 anos e seis meses. Essa idade mínima aumentará seis meses a cada ano, alcançando 62 anos para mulheres em 2031 e 65 para homens em 2027, quando ambos seguirão a mesma regra válida para aqueles que iniciaram as contribuições após a reforma.
Outras regras de transição
A regra do pedágio, aplicável a quem estava a dois anos da aposentadoria em 2019, exige que o trabalhador cumpra 50% a mais do tempo faltante. Homens com mais de 60 anos e mulheres com 57 anos deverão pagar o pedágio de 100% do tempo restante para se aposentar, trabalhando o dobro do tempo restante para atingir a meta.
Mudança na pensão
A reforma estabeleceu um aumento progressivo nos valores da pensão para aqueles que já são aposentados e podem receber pensão em caso de falecimento de cônjuges. O pensionista receberá 50% do valor da aposentadoria do falecido, acrescido de 10% para cada dependente, até atingir o limite de 100%. A pensão será integral se houver um dependente inválido ou com deficiência intelectual, ou mental grave.
Calculadora de aposentadoria e pensão
Passo 1: Acesse a calculadora de aposentadoria do jornal O Globo (infograficos.oglobo.globo.com/economia/simulacao-de-aposentadoria.html) e informe se trabalhou no serviço público ou privado;
Passo 2: Informe seu gênero, idade, o ano em que começou a contribuir com o INSS e sua profissão. Prossiga no botão “Calcular”;
Passo 3: Veja as diferentes possibilidades de aposentadoria e clique na opção que deseja ver;
Passo 4: A calculadora mostrará imediatamente quanto tempo falta para você se aposentar, o ano da aposentadoria e o valor do benefício. Caso queira detalhes, clique no botão “Entenda o seu cálculo”;
Passo 5: A calculadora exibirá detalhes do cálculo feito para encontrar o resultado da sua aposentadoria.
Como calcular quanto vai receber
Passo 1: Acesse a calculadora de pensão do jornal O Globo e informe o valor da sua pensão e da aposentadoria do parente falecido. Prossiga no botão “Próximo”;
Passo 2: Veja na tela o valor a ser recebido, somando o valor da pensão (referente ao parente falecido) e da aposentadoria (fruto do seu próprio trabalho).
A MINHA PERGUNTA SE REFERE AOS JÁ APOSENTADOS COM IDADE AVANÇADA E CHEIO DE COMORBIDADES ? COM GASTOS ALTOS EM REMÉDIOS E SAÚDE EM GERAL ??? CALCULAR VALORES INICIAIS SEMPRE É MUITO BONITO. MAS COM O PASSAR DO TEMPO PARECE DESEJAR QUE O VVELHO APOSENTADO SUCUMBA DE VEZ!!!