Muita gente me fala assim: Aline, tudo o que eu recebo, eu gasto. Fico sempre no zero a zero nas finanças. Como ter dinheiro pra investir, nesse caso?
Fico um tanto desconfortável quando as pessoas me falam isso porque esse zero a zero costuma colocar as pessoas numa zona de conforto perene, duradoura! Como assim? Quando alguém está endividado, gastando mais do que ganha, começa a surgir um desconforto interno, emocional e físico, o que leva o indivíduo a partir para ação, a arrumar alguma maneira de sair disso, seja fazendo um extra, economizando etc!
Já os que se encontram na situação de conforto que mencionei costumam se acomodar, não procuram se aprimorar na área financeira porque, pelo menos, estão se alimentando, pagando suas contas e afins!!
Mas a vida é só receber e pagar contas? Será que não temos metas a alcançar: uma viagem especial, um automóvel, um projeto social? E pra que esses objetivos se realizem há que se construir uma boa reserva previamente!
Como fazer isso?
Podemos começar do básico! Seu plano de saúde pode ser trocado por um mais em conta? Você pode trocar sua academia por uma mais modesta ou até mesmo por atividades no parque? E os “streamings” que você paga pra assistir a filmes e séries que praticamente não usa. Poderiam ser cancelados? Você consegue se cuidar em casa ou invés de ir pro salão (pq ô trem que custa muito dinheiro esse tal de unha-cabelo-escova-sobrancelha-várias outras coisas)? E por aí vai!
As sobras que derivam dessas economias já podem ser reservadas para a realização de metas! E é incrível ver suas reservas financeiras crescendo mês a mês, metas sendo alcançadas! Isso nos impulsiona a praticar mais e mais essa organização financeira!
Caso você não consiga reduzir ou exterminar nenhuma conta das suas despesas, aí sim seria a hora de fazer um extra, dentro de algo que faça parte das suas habilidades: fotografar crianças, família? Passear com cachorros? Ser cuidador de idosos? Há um vasto mundo de extras que podem ser realizados! Use suas habilidades + criatividade que não terá erro!
Um mês de setembro extraordinariamente próspero e abundante a todos!