Escolhas inteligentes para a saúde cardiovascular

Promovendo a saúde do coração através de uma alimentação equilibrada e consciente

Simone Dias
Por Simone Dias  - Nutrição 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Uma dieta com baixo teor de sal e rica em potássio, encontrado em frutas e vegetais, também nos ajuda a manter a pressão arterial sob controleImagem: Adobe Stock
ouça o post

A saúde do coração é uma preocupação universal, pela simples e óbvia razão de que ele é imprescindível ao funcionamento do corpo. Uma das maneiras mais eficazes de cuidar do coração é manter uma alimentação equilibrada.

Uma das abordagens que considero mais eficazes para a prevenção de doenças crônicas é manter hábitos rotineiros de consultas ao médico e levar um estilo de vida equilibrado. Nutrir o corpo e a mente, também protege o coração de várias doenças. O que explico para minhas pacientes é que hipertensão e outras doenças cardíacas podem ser em grande parte evitadas desde que tenhamos uma nutrição gentil, ou seja, fazendo boas escolhas ao longo da vida. Por exemplo, o excesso do consumo de gorduras saturadas e o consumo de gorduras trans estão associadas a níveis elevados de colesterol LDL, que podem contribuir para o acúmulo de placas nas artérias. Nesse caso, optar por gorduras de boa qualidade, como as encontradas em peixes ricos em ômega-3, azeite de oliva e abacate é uma estratégia importante para evitar esse tipo de doença.

Nutrir o corpo e a mente, também protege o coração de várias doenças.Simone Dias

Além disso, a ingestão excessiva de sal pode aumentar a pressão arterial, um fator de risco para doenças cardíacas e derrames, por isso uma dieta com baixo teor de sal e rica em potássio, encontrado em frutas e vegetais, também nos ajuda a manter a pressão arterial sob controle.

Escolhas assertivas

Outro ponto importante é evitar picos glicêmicos ao longo do dia. Estudos recentes relatam que a ordem dos alimentos é um fator importante para que isso ocorra. Quando fizer suas refeições, opte por comer primeiro a salada, colorida e variada, depois as fontes de proteínas e por último fonte de carboidratos. Dessa maneira não haverá picos, e a saúde do coração agradece.

Sempre sugiro ampliar a ingestão de peixes, que são importantes fontes de ômega-3, como salmão, sardinha e atum, gorduras como o azeite de oliva, por exemplo, que é associado à redução do colesterol LDL, além da ingestão de frutas e verduras, grãos integrais, nozes e sementes. Tudo isso, desde que incorporado a hábitos saudáveis e a um estilo de vida equilibrado são importantes aliados para melhorar a saúde vascular.

Por isso, sempre lembro minhas pacientes que, combinando a seleção cuidadosa de alimentos e um estilo de vida ativo, podemos criar uma defesa sólida para a saúde do nosso coração. Por fim, convém lembrar que pequenas mudanças na nossa rotina podem ter um impacto significativo a longo prazo.

Compartilhe esse Artigo
Posted by Simone Dias Nutrição
seguir
Especialista em comportamento alimentar – Foco ajudar mulheres a entenderem a alimentação como uma grande aliada na saúde e na qualidade de vida.
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights