Tradicionalmente a eleição da mesa ocorria no mês de dezembro para a gestão do segundo biênio da legislatura (2025-2026). Mas os deputados conseguiram antecipar e a mudança foi votada na quarta-feira (7/8), bem antes do prazo. Para antecipar o rito, os parlamentares aprovaram a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do DF nº 14 de 2024 e o Projeto de Resolução nº 43 de 2024, que altera o Regimento Interno da Câmara do DF. Para aprovar a mudança seria necessário 16 votos, mas os cargos foram aprovados por unanimidade pelos 23 deputados presentes.
A manobra teve por objetivo garantir o acordo entre os parlamentares para manter Wellington Luiz (MDB) na presidência da Casa e Ricardo Vale (PT) na função de vice-presidente. Com o resultado ambos continuam à frente da Casa Legislativa.
Novos cargos
Para os novos cargos na mesa foram eleitos a deputada Paula Belmonte (Cidadania) como segunda vice-presidente e Robério Negreiros (PSD) como quarto secretário. Vale ressaltar que esses dois cargos foram criados recentemente.
segundo secretário
Em maio de 2024, a CLDF aprovou a ampliação de cinco para sete integrantes da Mesa Diretora. A ideia é que a CLDF funcione como já ocorre na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, onde existem as posições de segundo vice-presidente e quarto secretário.
Os demais cargos da mesa foram preenchidos pelos atuais ocupantes: na Primeira Secretaria permanece o Pastor Daniel de Castro (PP), na Segunda Secretaria Roosevelt Vilela (PL), e na Terceira Secretaria Martins Machado (Republicanos).