Férias, diversão, viagens e segurança

Proteja seu lar e seu trajeto: orientações práticas para evitar surpresas desagradáveis

Flavio Werneck
Por Flavio Werneck  - Segurança Pública 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Hoje parece impossível, mas tente não postar sua rotina de viagensImagem: Adobe Stock
Ouça o post

Janeiro de 2024. Crianças de férias escolares. Época de viagens e deslocamentos. Também de aumento de acidentes e de tomar cuidados com sua segurança. Seus bens precisam de cuidado para que vocês possam viajar com tranquilidade e voltar sem ter surpresas desagradáveis.

Segurança no trânsito

O primeiro bem que você deve ter zelo é com seu automóvel, se for viajar com ele. A polícia Rodoviária Federal sempre indica que façamos a revisão do veículo. Equipamentos obrigatórios, freios, suspensão, pneus. Não esqueça também dos faróis, lanternas e limpadores de para-brisas. Outra dica que parece boba, mas que faz muita diferença é o acerto dos bancos, espelhos, documentos pessoais e do veículo. Descanse bem e esteja atento, não dirija debilitado ou com sono. Sempre interessante também fazer a pesquisa do trajeto pelo qual você vai trafegar. Não faça ultrapassagens arriscadas ou em locais proibidos e, nessa época temos muita chuva, então, redobre os cuidados no volante e diminua a velocidade. Lembre-se se beber não dirija! Depois disso tudo, se tiver problemas não esqueça, ligue 191.

Residência protegida

Como estamos falando de segurança, importante deixar sua residência mais protegida. Hoje parece impossível, mas tente não postar sua rotina de viagens. Tempo e dias de permanência podem facilitar o planejamento de bandidos. Se morar em condomínios, importante avisar ao responsável ou ao zelador, inclusive com a autorização ou não de pessoas para fazer a limpeza ou manutenção do imóvel. Ter o zelo de verificar se os registros de água e gás estão fechados, assim como as luzes desligadas.

Se você mora em uma casa (que não faz parte de condomínio) avise ao vizinho. Solicite sua atenção para qualquer movimento ou barulho estranho ou fora do comum. Se for detectada qualquer situação anormal ligue 190. Se for ficar por muito tempo, informe as empresas a leitura dos relógios para evitar a visita do leiturista. Por fim, se puder, coloque luzes com sensor de movimento e, se possível, programe uma luz interna para ficar acesa durante parte da noite.

Lembramos que todo eventual bandido procura facilidades. Com essas precauções sua viagem será muito tranquila e você e sua família poderão aproveitar os bons momentos da viagem sem surpresas desagradáveis ou prejuízos desnecessários.

Uma boa viagem. Que o ano de 2024 seja de muita saúde, paz, progressos e segurança para todos.

Compartilhe esse Artigo
Posted by Flavio Werneck Segurança Pública
seguir
Advogado, servidor público, mestre em criminologia e pós-graduado pela Escola do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights