Em uma iniciativa voltada ao fortalecimento da segurança pública e à ampliação dos serviços estatais, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. A decisão foi comunicada durante reunião com a comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Ana Paula Habka, realizada nesta semana no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população”, afirmou o governador, destacando que já há um projeto em andamento para a implantação da delegacia e que o grupamento do Corpo de Bombeiros também está em fase de construção na região.
Para o chefe do Executivo local, a presença de estruturas públicas de segurança é crucial para o desenvolvimento da cidade. Ele ressaltou a importância da atuação direta do Estado, sobretudo em áreas com maior vulnerabilidade social.
É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito, principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes, pontuou Ibaneis.
Avanços contínuos
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal já investiu cerca de R$ 690 milhões no Sol Nascente/Pôr do Sol. A região tem recebido diversas obras de infraestrutura e novos equipamentos públicos. Entre as entregas já realizadas estão um restaurante comunitário, uma rodoviária, escolas e creches, além de um campo de futebol society. Estão previstos ainda uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma sede da Casa da Mulher Brasileira, um campus do Instituto Federal de Brasília (IFB) e a sede definitiva da administração regional.
As novas unidades de segurança fazem parte desse processo de transformação e atendem a uma antiga demanda da população local, que há anos reivindica maior presença policial e serviços públicos mais acessíveis.