Você já comeu tanto em uma refeição que se sentiu super cansado depois? Um estudo recente da Universidade de Bath, publicado no British Journal of Nutrition, investigou o que acontece quando pessoas comem o máximo possível, além de apenas matar a fome.
A descoberta dos cientistas
Os pesquisadores reuniram 14 homens saudáveis para participar de um experimento. Cada um deles teve que comer pizza em dois momentos diferentes. No primeiro, podiam comer até se sentirem confortavelmente cheios (ad libitum). No segundo, tinham que comer até não conseguirem dar mais nenhuma mordida (máximo). Depois, os cientistas analisaram o que mudou no corpo deles.
Resultados
- 1 – Eles comeram o dobro de calorias – Quando os participantes comeram até o limite, ingeriram cerca de 3.113 calorias, o dobro do que haviam comido na refeição normal (1.584 calorias).
- 2 – O nível de insulina subiu bastante – A insulina, que ajuda a regular o açúcar no sangue, aumentou 1,5 vezes mais na refeição máxima. Isso aconteceu para evitar que o açúcar no sangue subisse demais.
- 3 – O açúcar no sangue não mudou muito – Mesmo comendo muito mais, o corpo conseguiu manter os níveis de glicose estáveis, o que significa que ele trabalhou bastante para equilibrar a situação.
- 4 – Os níveis de gordura no sangue aumentaram – Os triglicerídeos, que são um tipo de gordura no sangue, subiram 1,5 vezes mais do que na refeição normal. Isso pode ser um problema se acontecer com frequência.
- 5 – Eles ficaram muito cansados e sonolentos – Após comer até o limite, os participantes sentiram muito mais fadiga, sono e letargia. Ou seja, comer exageradamente deixou o corpo mais lento e sem energia.
O que esse estudo nos ensina?
O estudo mostrou que o nosso corpo consegue lidar com um excesso de comida de vez em quando, mas isso não significa que seja saudável. Comer exageradamente pode fazer com que nos sintamos cansados e pode aumentar os níveis de gordura no sangue, o que, com o tempo, pode ser prejudicial. Além disso, mesmo sem fome, ainda temos vontade de comer certos tipos de comida, como doces, o que pode levar a exageros desnecessários.
Então, da próxima vez que sentir que está prestes a comer demais, lembre-se: o corpo funciona melhor quando respeitamos seus sinais naturais de fome e saciedade!
Para mais dicas sobre nutrição equilibrada e saudável, me siga no Instagram: @simonediasnutricionista!