Tenda+ encerra atividades com mais de 115 mil atendimentos e reforça acesso à saúde no DF

Programa itinerante, que passou por cinco cidades, levou serviços médicos gratuitos e de qualidade à população em cinco meses de atuação

Redação
Por Redação 3 Min Leitura
3 Min Leitura
A Tenda+ encerra sua jornada com mais de 115 mil atendimentos realizados em cinco regiões do Distrito Federal, levando saúde de qualidade e acessível à populaçãoImagem: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
ouça o post

O programa Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ encerrou suas atividades com um expressivo número de atendimentos, totalizando 115.444 consultas e exames médicos gratuitos realizados em cinco regiões administrativas do Distrito Federal. Criado em novembro de 2024, a iniciativa levou saúde de qualidade e mais acessível à população, atingindo especialmente áreas mais carentes e com dificuldades de acesso à rede pública de saúde.

Durante os cinco meses de atuação, a estrutura móvel do programa percorreu as cidades de Riacho Fundo, Sol Nascente/Pôr do Sol, Estrutural, Ceilândia e Santa Maria, oferecendo consultas em diversas especialidades, como ginecologia, pediatria, oftalmologia, cardiologia, dermatologia e ortopedia, além de exames como eletrocardiogramas, hemograma e glicose.

A Tenda+, que conta com 1.200 metros quadrados de estrutura e 16 consultórios, conseguiu atender até 300 pessoas por dia. As consultas e exames, realizados no mesmo dia, tiveram um impacto direto no alívio da demanda nas unidades de saúde, conforme destacou a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.

O serviço ofertado é de excelência, e os profissionais são altamente capacitados. Estamos aproximando a saúde pública da população que mais precisa, afirmou.

Parceria entre o Governo e a comunidade

Com apoio de recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado federal Alberto Braga, a ação foi realizada em parceria com o Hospital São Mateus e teve como objetivo ampliar o acesso à saúde, especialmente em regiões como Sol Nascente/Pôr do Sol, onde o programa registrou quase 30 mil atendimentos em apenas dez dias.

O secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, ressaltou a importância do projeto para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. “A Tenda+ foi fundamental para levar atendimento médico gratuito às comunidades mais necessitadas”, declarou. O programa também foi um reforço importante para a rede pública, ajudando a desafogar os postos de saúde locais.

Além da importância para a saúde pública, o programa representou um avanço no acesso ao atendimento médico especializado, proporcionando um cuidado mais ágil e acessível à população do DF. Em Santa Maria, o último local a ser atendido, o programa concluiu sua itinerância com 30.377 atendimentos.

Com o término da Tenda+, fica o legado de um atendimento médico itinerante, que não apenas ofereceu serviços essenciais, mas também reforçou a capacidade de resposta do sistema de saúde local.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights