Educação e Projeto de Vida

A proposição de um projeto de vida na idade escolar pressupõe dar ao estudante a autonomia e o protagonismo tão necessários à assunção de suas responsabilidades

Sandra Mara Bessa
Por Sandra Mara Bessa  - Professora 3 Min Leitura
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Os estudantes ganham autonomia para planejar o futuro com base no autoconhecimento e no desenvolvimento de habilidades socioemocionaisImagem: Freepik
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É muito comum quando falamos de educação remeter à ideia de formação integral do ser humano. Entra em voga inclusive a questão do desenvolvimento de competências socioemocionais que envolvem aspectos como o bem-estar emocional; o autoconhecimento que gera autocuidado; habilidades de socialização e interação que promovam relações interpessoais positivas; capacidade de lidar com dificuldades e problemas a que chamamos de resiliência; uso do potencial criativo que trazemos conosco; a empatia; a comunicação adequada, entre outras.

Processo Metacognitivo Positivo

Para além do desenvolvimento dessas competências, há que se adquirir ou ampliar a capacidade de se aprender a aprender em um mundo de mudanças céleres que mobilizam diferentes possibilidades e saberes. Essa facilidade de se adaptar a diferentes cenários e contextos, seja do ponto de vista técnico como do ponto de vista comportamental, pressupõe a coordenação de esforços em direção a este fim. O processo de organização das ações necessárias para chegarmos onde desejamos requer planejamento.

Esse direcionamento é extremamente benéfico à medida que possibilita trilhar nossos caminhos de forma mais assertiva e focada. Saber que competências precisamos desenvolver, quais qualidades são mais requisitadas nas áreas de atuação que nos chamam mais atenção, reconhecer nossas fraquezas e fortalezas conduz a um processo metacognitivo positivo. O estabelecimento de estratégias, dessa forma, nos diferencia daqueles que tateiam seu caminho como quem anda na escuridão a tropeçar nos obstáculos ou têm de retomar caminhos já percorridos.

Autoconhecimento e a descoberta

A proposição de um projeto de vida na idade escolar pressupõe dar ao estudante a autonomia e o protagonismo tão necessários à assunção de suas responsabilidades sejam individuais e coletivas ou ainda pessoais e profissionais, posto que promove o autoconhecimento e a descoberta do sentido que se quer dar à vida. Há aqui o pressuposto de definir no presente o que pode impactar suas trajetórias futuras. Ainda sobre os benefícios desse trabalho, citem-se ainda a aprendizagem gerada pela observação de cenários e a análise crítica de como se coloca neles.

Nesse sentido, é essencial explorar os diferentes tempos e espaços do ambiente escolar e de fora da escola, valorizando as individualidades, as diversidades, as necessidades, as expectativas de cada um e cada uma nesse mesmo espaço de convivência e aprendizagens. O projeto de vida como proposição pedagógica contribui, portanto, para a formação identitária desses adolescentes e jovens que passam por experiências que lhes permitem conhecer quem são, seus desejos, sua rede de apoio, seus limites e potencialidades.

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Posted by Sandra Mara Bessa Professora
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Gestora de projetos e especialista em Educação
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