Educação e Iphan unem forças para promover a preservação patrimonial no DF

Termo de cooperação visa aproximar as novas gerações da história e cultura do Distrito Federal nas escolas públicas

Redação
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Parceria entre a Secretaria de Educação do DF e o Iphan fortalece a educação patrimonial nas escolas públicas, aproximando as novas gerações da história e cultura do Distrito FederalImagem: André Amendoeira/SEEDF
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A educação patrimonial desempenha um papel crucial na construção da identidade social e cultural de uma comunidade. No Distrito Federal, essa prática ganha novos contornos com a assinatura de um termo de cooperação entre a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é ampliar as ações voltadas à valorização e preservação do patrimônio cultural local, estreitando os laços entre as novas gerações e o legado histórico que molda a sociedade.

O evento de assinatura do acordo, realizado nesta quarta-feira (26), reforçou o papel das escolas públicas como os primeiros espaços de contato dos estudantes com o patrimônio público. De acordo com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a escola é o ponto inicial onde as crianças aprendem sobre direitos, deveres e valores. É nela que começa o vínculo com a história e a cultura local, essencial para a formação de cidadãos conscientes.

A parceria com o Iphan busca integrar a educação patrimonial ao cotidiano escolar, envolvendo alunos, professores e a comunidade em ações que promovam o respeito à diversidade cultural e a preservação dos bens que fazem parte da identidade do Distrito Federal. Leandro Grass, presidente do Iphan, destacou a importância da conexão entre territórios e comunidades, apontando projetos desenvolvidos em regiões como Planaltina e Ceilândia como exemplos de sucesso.

Expansão de atividades de valorização cultural nas escolas

A iniciativa almeja não só manter, mas expandir as atividades que promovem o reconhecimento e a valorização dos bens culturais do DF. A proposta é garantir que a preservação do patrimônio seja vivenciada nas escolas, formando cidadãos que compreendem a relevância da história e da cultura local na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Com essa ação, a SEEDF reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos engajados, que respeitam e valorizam o patrimônio cultural do Distrito Federal, reconhecendo-o como parte essencial da história de todos.

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