Viagem de férias: momento de aprendizagens

Uma oportunidade singular de sair da própria caixa, ver para além da Caverna

Sandra Mara Bessa
Por Sandra Mara Bessa  - Professora 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Imagem: Freepik
ouça o post

Grande parte das famílias brasileiras viajam nos períodos de férias escolares, aproveitando para usufruir da convivência familiar. Esse momento de interação é extremamente salutar para as famílias à medida que possibilita o estreitamento das relações, a ampliação dos diálogos entre irmãos e irmãs; pais e filhos, entre outros que se juntam aos momentos de descanso, como amigos e outros membros da família. Apesar da importância dessa bela convivência, muitos pais se preocupam com o longo período de férias, especialmente em viagens, quando as crianças perdem o contato com a vida escolar, temendo a perda de conhecimentos, habilidades ou atitudes adquiridas.

No entanto, esquecem-se de que, nas viagens, há um rico potencial de aprendizagens significativas. Desenvolver um olhar de viajante pode ser uma das experiências mais interessantes para crianças e adolescentes, tendo em vista o que podem aprender com qualquer grupo, sociedade ou cultura. Apresentar-lhes o mundo a que pertencem esses grupos permite que confrontem sua própria realidade com outras realidades; que ampliem seu olhar sobre a diversidade social, econômica e cultural e que contraponham sua identidade e valores com outros tantos valores e princípios que permeiam a vida de outrem.

Multiculturalidade brasileira

A compreensão das múltiplas linguagens sociais as quais se circunscrevem no cotidiano das pessoas que vivem nas cidades que visitamos nos torna aptos para lidar com a multiculturalidade brasileira, ou quando for o caso, com a multiculturalidade de outros povos. Conhecer diferentes formas de comunicação, hábitos, alimentos, vestimentas, modos de ser enfim, pode provocar em cada um e cada uma de nós percepções únicas sobre a vida. Há, aqui, uma oportunidade singular de sair da própria caixa, ver para além da Caverna, como nos conta Platão ou superar a cegueira como nos conta Saramago.

Desenvolvendo o pensamento crítico

Nesse sentido, as viagens podem extrapolar a repetição dos shopping centers com as mesmas marcas, modelos, lojas, etiquetas e consumo comum… Essas aprendizagens tornam possível desenvolver o pensamento crítico, a cidadania universal e a capacidade imaginativa e criativa. Tais viagens transfiguram-se, assim, em uma promessa de uma nova visão que nos torne cidadãos do mundo, ciosos da riqueza das pluralidades e das responsabilidades de cada um de nós na conservação das identidades, no respeito ao próximo e na observância de que existe muito além de nosso próprio umbigo.

Compartilhe esse Artigo
Posted by Sandra Mara Bessa Professora
seguir
Gestora de projetos e especialista em Educação
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights