A partir desta sexta-feira (6), a segurança no Distrito Federal recebe um reforço significativo com o lançamento da nova edição do Policiamento Intensivo de Natal (PIN). A operação visa aumentar a proteção da população durante o período de festas, especialmente devido ao aumento das compras e circulação de pessoas, impulsionado pelo pagamento do 13º salário e as celebrações de fim de ano.
Com o apoio de mais de 1,2 mil policiais, a PMDF terá um número considerável de novos integrantes nas ruas. Esses policiais, que entraram para a corporação nesta quinta-feira (5), são ainda estagiários, mas já foram treinados e atuam acompanhados por profissionais mais experientes. A iniciativa garante que os centros comerciais e as áreas de maior fluxo de pessoas recebam a devida atenção para garantir um ambiente seguro.
A vice-governadora Celina Leão destacou a importância do Fundo Constitucional do DF para garantir a continuidade dessa ação. Ela ressaltou que o reforço no efetivo policial é parte de um esforço contínuo do Governo do Distrito Federal, liderado por Ibaneis Rocha, para manter a segurança da população. O aumento no número de policiais foi uma resposta à aposentadoria de mais de 5 mil integrantes da PMDF, o que exigiu uma contratação maciça de novos servidores.
Celina Leão também falou sobre os desafios enfrentados pela capital, apontando o crescimento de Brasília como um fator que exige mais investimentos em segurança. Quando falam em congelar o nosso Fundo Constitucional, estamos falando em congelar o crescimento de Brasília e a capacidade de expandir a segurança pública, alertou a vice-governadora.
A comandante-geral da PMDF, Ana Paula Barros Habka, reforçou a importância do aumento no efetivo para garantir uma segurança de qualidade. Para ela, o objetivo é fazer de Brasília a capital mais segura do país. Já o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, destacou que o trabalho das forças policiais é responsável pela sensação de segurança nas ruas da cidade, o que permite que os moradores andem tranquilos por diversos pontos da capital.
O planejamento do PIN considera as áreas com maior índice de criminalidade, priorizando centros comerciais, terminais bancários e outros locais de grande circulação. A operação estará em vigor até o dia 4 de janeiro de 2025, com o compromisso de proporcionar uma atmosfera mais segura e organizada durante as festas de fim de ano no Distrito Federal.