O atacante Vini Jr., destaque do Real Madrid e campeão da Liga dos Campeões, foi um dos nomes mais cotados para receber a Bola de Ouro nesta segunda-feira (28/10). No entanto, o brasileiro chegou a fazer uma pausa em Paris, onde o volante Rodri, do Manchester City, foi eleito o melhor jogador do mundo. Aitana Bonmatí, do Barcelona, levou o prêmio na categoria feminina.
Vini Jr. ficou em segundo lugar no ranking dos 10 melhores, mas sua ausência chamou a atenção. Na rede social X, o jogador expressou descontentamento: “Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados.” Em apoio, o Real Madrid justificou a ausência, declarando que boicotou o evento por considerar que o atleta foi injustiçado.
Pela primeira vez, os organizadores da Bola de Ouro mantiveram o vencedor em sigilo até o fim, com o intuito de evitar vazamentos, e convidaram todos os indicados para a cerimônia. Contudo, antes do evento, o Real Madrid anunciou que não participaria, alegando que o processo de escolha não respeitava o clube e seus jogadores.
Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid e eleito melhor treinador do mundo, também não compareceu à premiação, aderindo ao boicote do clube. O Real foi escolhido o melhor time masculino, mas reafirmou sua insatisfação, destacando que o zagueiro Dani Carvajal, outro indicado, também foi ignorado injustamente.
ganhou destaque entre os torcedores ao vencer a votação popular da Bola de Ouro, promovida pelo jornal L’Équipe, com 41,3% dos votos. Já Rodri, que levou o prêmio principal, obteve apenas 13,5% na preferência popular e foi vaiado em sua chegada ao evento.
A France Football, organizadora da Bola de Ouro, insiste que todos os clubes e jogadores estavam em igualdade de condições, e que nenhum vencedor foi informado previamente. A ausência de Vini Jr., assim como de seus companheiros Jude Bellingham e Carlo Ancelotti, gerou repercussão negativa para a premiação deste ano.
Processo de Votação e Histórico
Desde 1956, a revista France Football realiza uma premiação, que inicialmente era restrita aos jogadores europeus e, mais tarde, expandiu-se para incluir atletas de outras nacionalidades em clubes europeus. Em 2006, passou a abranger jogadores de todo o mundo. A votação atual envolveu 180 jornalistas de diferentes países, que atribuem pontos aos cinco melhores jogadores, com resultados decrescentes até o quinto colocado.
Na temporada 2023/2024, Vini Jr. se destacou com 24 gols e 11 assistências pelo Real Madrid, sendo peça-chave na conquista da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol. Apesar de ter liderado o favoritismo na imprensa espanhola e superar Jude Bellingham, uma derrota recente levou o brasileiro da disputa direta pelo prêmio.
Em 2023, Vini Jr. também foi homenageado com o Prêmio Sócrates, que valoriza ações sociais por meio do esporte, com destaque para o projeto educacional fundado pelo atacante em 2020.