O médico Roberto Kalil Filho, responsável pela saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), detalhou o incidente doméstico que o presidente sofreu no sábado (19). Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, resultando em um corte na região da nuca.
De acordo com Kalil, Lula perdeu o equilíbrio ao tentar se sentar em um banco, o que resultou na queda. “Esses acidentes em casa são comuns e perigosos”, explicou o médico. O presidente foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, onde recebeu cinco pontos no ferimento.
Nesta segunda-feira (21), o Palácio do Planalto divulgou imagens de Lula em reunião com o ministro Alexandre Padilha e o assessor especial Celso Amorim. Mesmo autorizado a participar de algumas atividades, Lula deverá evitar viagens longas e exercícios intensos, permanecendo em repouso relativo.
Cúpula dos Brics
A participação presencial de Lula na Cúpula dos Brics, que ocorrerá na Rússia, foi cancelada. O presidente fará seu discurso por videoconferência, enquanto a delegação oficial será liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Segundo o boletim médico, o quadro de Lula inspira cuidados, com 72 horas de observação para evitar possíveis complicações.