O que começou como um sonho na garagem dos pais tornou-se um negócio internacional presente em 28 países. Assim é a história de Igor Ramon, fundador da Kamaleão Color, uma empresa de coloração capilar que nasceu em Brasília e hoje ocupa mais de 10 mil metros quadrados de indústria, com cinco fábricas. Graças à parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Apex Brasil, Igor conseguiu expandir seu negócio para o mercado internacional. “Brasília é muito mais do que uma cidade política. Nascemos pequenos e hoje estamos realizando o sonho de colorir o mundo”, destaca o empresário.
A iniciativa que apoiou Igor é o evento “DF para o mundo”, fruto de uma parceria entre o GDF e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). O evento visa preparar empresas da capital para acessar o mercado internacional, com apoio das secretarias de Relações Internacionais e de Desenvolvimento, Trabalho e Renda. A presença de mais de 50 embaixadores estrangeiros no seminário reflete o interesse em conhecer o potencial dos empreendimentos brasilienses.
Suporte total
Para o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, o objetivo é dar suporte total ao setor produtivo do DF. “Brasília é o centro do poder, mas também tem um comércio pujante, uma agricultura forte e um setor industrial com muito a oferecer”, afirmou.
Thales Mendes, secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, ressaltou que o evento ajudará a mapear empresas da capital com capacidade de exportação, criando um catálogo de produtos que serão ofertados a países com sede de embaixada em Brasília. “Queremos capacitar essas empresas para que coloquem seus produtos e serviços no mercado internacional, facilitando também a importação de máquinas e produtos essenciais para o funcionamento dessas indústrias”, destacou.
Oportunidade única
Durante o evento, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, participou remotamente e reforçou o compromisso do governo Ibaneis Rocha em incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento da economia local. “É uma oportunidade única para os empreendedores mostrarem seus produtos ao mundo”, pontuou.
A diretora de negócios da Apex Brasil, Ana Paula Repezza, lembrou que Brasília já possui uma cultura empreendedora crescente, que será fortalecida pela parceria. Ela destacou que, embora carnes de aves e soja representem mais de 75% das exportações do DF, outros setores têm grande potencial, como moda, design, economia criativa, joias e alimentos processados. “Vamos capacitar empresas que queiram começar a exportar e aumentar o número de exportadores no DF”, concluiu.