Ceilândia ganhará um novo espaço de acolhimento para mulheres com a inauguração do Comitê de Proteção à Mulher, segunda unidade no Distrito Federal. O evento será nesta quinta-feira (4), a partir das 9h, na administração regional da cidade.
A unidade, sob a responsabilidade da Secretaria da Mulher do Distrito Federal, tem como principal objetivo a proteção e promoção dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, proporcionando um atendimento acolhedor e direcionado para aquelas cujos direitos estão ameaçados ou violados.
A criação dos comitês foi aprovada pela Lei nº 7.266/2023, de autoria da deputada Doutora Jane (MDB), e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha.
“Desde quando eu era delegada da PCDF, percebia a necessidade de um equipamento público que pudesse ser o apoio das mulheres para todas as políticas públicas que o Distrito Federal já oferece. O objetivo é que os comitês sejam referência para as mulheres, assim como são hoje os Conselhos Tutelares. Nessas unidades, ela terá a certeza do acolhimento total e orientação sobre todas suas necessidades”, destaca a deputada.
A primeira unidade foi inaugurada em março, na administração do Itapoã, e atende mulheres com o apoio em casos de violência, orientação para uso das políticas públicas assistenciais e encaminhamento para cursos de capacitação.
A lei estabelece a criação de pelo menos um comitê em cada região administrativa do DF. Lago Norte, Estrutural, Águas Claras, Santa Maria e Sobradinho são as próximas cidades a receberem novos espaços de proteção à mulher.