Na quarta-feira, (3/4) o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou uma notícia aguardada com grande expectativa: o programa Voa Brasil, que finalmente está pronto para entrar em operação ainda neste mês de abril. Após uma série de adiamentos desde sua primeira menção no ano passado, a iniciativa está prestes a decolar, oferecendo passagens aéreas por meros R$ 200 para grupos específicos de consumidores.
Previsto inicialmente para fevereiro, o Voa Brasil enfrentou obstáculos em seu lançamento, mas agora, sob a gestão do ministro Silvio Costa Filho, está prestes a se tornar realidade. A iniciativa visa proporcionar acesso facilitado ao transporte aéreo para uma parcela significativa da população brasileira, abrangendo aproximadamente 22 milhões de pessoas.
O público-alvo do programa inclui cerca de 21 milhões de aposentados do INSS, cuja renda não ultrapassa dois salários mínimos, além de 700 mil estudantes do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Com a oferta de 5 milhões de passagens a esse preço acessível, o Voa Brasil promete democratizar as viagens de avião, tornando-as mais acessíveis para milhões de brasileiros.
No entanto, o governo emite um alerta: golpes estão sendo aplicados usando o nome do Voa Brasil. Em comunicado oficial, o Ministério dos Portos e Aeroportos esclarece: “O Voa Brasil ainda está em ajuste final, motivo pelo qual ainda não existem regras definidas para a participação no referido programa”, afirma o comunicado. “Deste modo, alertamos que o Governo Federal e o MPor não estão realizando cadastro e nem solicitando valores para inclusão no programa”. Portanto, qualquer solicitação de dinheiro em troca de inclusão no programa deve ser denunciada imediatamente”.