No domingo (28), a Neuralink, empresa liderada pelo bilionário Elon Musk, realizou o primeiro implante de um chip cerebral em um ser humano. A notícia foi compartilhada pelo próprio Musk na noite de segunda-feira (29), que destacou os resultados promissores obtidos até o momento.
O primeiro humano recebeu ontem um implante da Neuralink e está se recuperando bem. Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios, afirmou o empresário.
Autorizada pela agência de Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, em inglês) em maio do ano passado, a Neuralink tem trabalhado incessantemente em testes de implantes em seres humanos. Elon Musk tem recrutado voluntários para participar desses experimentos, visando aprimorar a funcionalidade do chip.
Tecnologia Telepaty e Controle Mental
O chip implantado, denominado Telepathy (telepatia em tradução para o português), representa um avanço significativo na interface cérebro-computador. Musk revelou que o dispositivo do tamanho de uma moeda permite que a pessoa controle o telefone ou o computador apenas com o poder do pensamento.
O procedimento de implante é realizado por meio de uma cirurgia invasiva, já que é crucial posicionar o chip em uma região específica do cérebro responsável pelo controle dos movimentos. Para realizar a intervenção, a Neuralink utiliza um robô especializado, conhecido como Interface Cérebro-Computador.
A próxima fase do desenvolvimento concentra-se na avaliação da segurança do procedimento, enquanto a Neuralink continua a explorar as possibilidades revolucionárias dessa tecnologia inovadora.