Em um cenário financeiro movimentado, uma quantia significativa de mais de R$ 7,5 bilhões permanece esquecida por consumidores em diversas instituições, como bancos e cooperativas, conforme identificado pelo Banco Central (BC). Este montante repousa no Sistema de Valores a Receber (SVR), destinado a valores não reclamados por clientes.
Os dados mais recentes divulgados pelo BC revelam que, embora tenha havido um esforço de restituição desde março do ano passado, apenas um pouco menos da metade dos R$ 12,8 bilhões totais foi devolvida até dezembro de 2023. Mais de 40 milhões de pessoas físicas têm valores a receber, totalizando mais de R$ 6 bilhões, enquanto mais de três milhões de pessoas jurídicas podem resgatar cerca de R$ 1,49 bilhões.
Processo de restituição
O processo de restituição pelo SVR teve início há quase um ano e resultou na devolução de R$ 5,31 bilhões até o final de 2023. Desse montante, mais de R$ 3,9 bilhões foram retirados por mais de 16 milhões de pessoas físicas, e cerca de R$ 1,4 bilhão foi resgatado por 811.980 pessoas jurídicas.
Consulte e resgate
Para verificar se há valores disponíveis para saque, os consumidores podem acessar o endereço eletrônico www.valoresareceber.bcb.gov.br. O site permite não apenas a consulta de valores pessoais, mas também a verificação de recursos esquecidos de familiares falecidos.
Passo a passo para resgate
O processo de resgate é simples. Após a consulta, o consumidor pode acessar o SVR pelo botão ‘Acessar o SVR’, mas é importante observar que para acessar os valores, a conta gov.br deve ser de nível prata ou ouro, dependendo da categoria do solicitante. O consumidor terá um período de 30 minutos dentro do sistema para realizar todas as operações necessárias.
Prazo de pagamento e contato institucional
O prazo para pagamento do “dinheiro esquecido” é de até 12 dias úteis no caso de pagamento via PIX. Nos demais casos, o prazo é determinado pela instituição financeira responsável. O BC destaca que não há uma obrigação estrita de pagamento em até 12 dias úteis, mas a agilidade é incentivada.
É importante ressaltar que as instituições financeiras podem entrar em contato para confirmar a identidade do beneficiário ou esclarecer dúvidas sobre a forma de devolução. No entanto, o BC alerta para a segurança, aconselhando os consumidores a não fornecerem senhas a terceiros.
Caso o sistema não ofereça a opção desejada, o consumidor pode entrar em contato diretamente com a instituição financeira para combinar a forma de devolução. A criação de uma chave PIX também é uma alternativa válida para agilizar o processo de resgate. O importante é não deixar esse dinheiro esquecido se transformar em algo perdido para sempre.