A partir desta terça-feira (3), a Polícia Federal do Brasil inicia a emissão do novo passaporte brasileiro, trazendo uma série de inovações que celebram a rica biodiversidade do país e fortalecem a segurança do documento. Entretanto, para os brasileiros que vivem no exterior, a obtenção desse modelo atualizado só estará disponível nas embaixadas e consulados a partir de 2024.
Uma das características marcantes do novo passaporte é a presença de figuras que representam a flora e a fauna brasileiras, adornando diversas de suas páginas. Além disso, o documento apresenta imagens visíveis apenas sob luz ultravioleta e uma maior quantidade de marcas d’água, medidas que as autoridades alegam serem essenciais para a prevenção de fraudes.
A última grande reformulação do passaporte brasileiro aconteceu em 2015, quando ele incorporou um chip e passou a ser conhecido como passaporte eletrônico, além de ter sua validade estendida para 10 anos.
Será obrigatório trocar pelo novo?
A troca de passaporte para o novo não será obrigatória: ela só é necessária quando o documento vence. A validade continua sendo de dez anos.
Vai ficar mais caro?
O governo disse ainda que a taxa para emissão continuará a mesma: segundo o site da Polícia Federal, atualmente ela é de R$ 257,25 para o passaporte comum.