Para que a viagem dos sonhos não vire um pesadelo, é necessário ficar atento à dinâmica do setor de turismo. Propostas milagrosas, preços muito abaixo da realidade do mercado já são um sinal vermelho. Fique atento! Por exemplo, uma Ferrari oferecida pelo preço de um Corolla causa desconfiança. No mercado de viagens, não é diferente! Ao encontrar preços muito irreais e bem abaixo da realidade de mercado, desconfie e analise com calma antes de tomar uma decisão.
Em um intervalo de três meses, clientes da Hurb e da 123 Milhas foram prejudicados com adiamentos ou cancelamentos repentinos de pacotes promocionais. Os recentes escândalos que envolvem as duas empresas geraram um grande impacto no setor. Embora sejam duas companhias com volume de demandas diferentes, a 123 Milhas e a Hurb têm modelos de negócios semelhantes, que permitem comparar os dois casos que levaram à incapacidade das companhias de realizarem as viagens nos preços contratados. Marcelo Oliveira, assessor jurídico da ABAV Nacional, destaca que “quando uma empresa assume um modelo de negócio, ele precisa ser compatível com a realidade. Precisa mostrar que o modelo tem capacidade técnica e operacional de honrar com o que foi prometido… um modelo que não está no padrão de mercado assume uma condição de risco”. Para Oliveira, esse modelo de negócio já não se sustenta mais. É um modelo que apresenta uma desconexão com aquilo que, em tese, é o normal e é o padrão, até em nível mundial.
Como consequência de tais acontecimentos Hurb e 123 Milhas tiveram um acúmulo ainda maior de reclamações nos sites de direitos do consumidor, bem como processos na justiça. Além disso, foi sancionado um processo administrativo contra a Hurb pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) por desrespeito aos direitos dos consumidores que compraram pacotes de viagens com a plataforma. Já a 123 Milhas foi suspensa do CADASTUR pelo Ministério do Turismo. Este é um documento que qualifica as empresas do ramo e facilita a obtenção de empréstimos e financiamentos no setor.
Frente a todos esses impactos no setor, eu como uma viajante apaixonada e C&O da @encontresuaviagemlagosul (agência certificada pelo Cadastur e com várias premiações) não podia deixar de abordar na coluna desta semana os principais pontos que devem ser analisados antes de contratar uma agência de viagem:
Esses são aspectos primordiais na hora de escolher uma agência de viagem. A @encontresuaviagemlagosul enxerga a viagem não apenas como um deslocamento, mas como uma experiência, um sonho… E um sonho, tem que ser tratado com todo o cuidado. Então, fique muito atento a esses fatores na hora de escolher a sua agência de viagem.