Paisagem bucólica, adega subterrânea a 5 metros de profundidade em um ambiente naturalmente frio com barris de carvalho e aquele cheirinho de madeira envelhecida. Imaginou algum lugar na Toscana? Mas não, eu estou falando de um local no Brasil, que está aqui bem pertinho de Brasília e que é conhecido carinhosamente como a Toscana do Cerrado: o Alambique Cambéba. Esse foi mais um dos meus achados turísticos e que quero compartilhar com vocês. O espaço fica à beira da BR060, próximo ao Outlet Premium, na cidade de Alexânia de Goiás e a pouco mais de 80 km de Brasília e a 120 km de Goiânia.
O dono deste Alambique é o Sr. Galeno Cambéba da 7ª geração da família Monte que é de origem cearense e que resolveu trazer para o cerrado a arte da produção da cachaça. São mais de dois séculos de aperfeiçoamento do método que é todo artesanal, proporcionando sabor e aroma únicos ao produto. A cachaça Cambéba é reconhecida e premiada internacionalmente em países da África, América, Ásia, Europa e Oceania. Ela é 100% orgânica e brasileira, mas a maior parte de sua produção é enviada para o exterior. Hoje, da produção total, 70% é exportada para União Europeia, 20% para os Estados Unidos e 10% é comercializado no Brasil.
Na minha visitação, tive o privilégio de ser recepcionada pelo próprio Sr. Galeno que com muita simpatia e entusiasmo nos deu uma verdadeira aula sobre produção e exportação de cachaça e fez um tour conosco por toda a propriedade.
Tour pela propriedade
Na recepção, o visitante já é surpreendido com um antiquário com rádios, máquina de escrever, telefones, objetos retrôs e as cachaças Cambéba. Logo depois, é possível fazer um tour pela propriedade para conhecer todo o processo de produção da cachaça, desde a destilação nos alambiques de cobre até o envelhecimento nos tonéis de carvalho e outras madeiras nobres da charmosa adega subterrânea que é o ponto alto da visitação.
Na propriedade também tem um agradável bistrô com uma vista de tirar o fôlego e que realmente lembra os espaços e paisagens da Toscana. Lá são oferecidos pratos da culinária francesa elaborados pelo chef du cuisine Monsieur Lacroix, formado na École Le Cordon Bleu-Paris, degustação e drinks de cachaça. E, sinceramente, foi o melhor drink de cachaça que já tomei na vida. É muito bom mesmo!
O local é chamado carinhosamente de Toscana do Cerrado, mas o que temos ali mesmo é o melhor do Brasil: a linda paisagem do nosso Cerrado com um cardápio de qualidade e a cachaça, genuinamente brasileira, que é um patrimônio histórico e cultural do país. Visitar o Alambique Cambéba é embriagar-se também de muita cultura e aprendizado.