Os mais velhos estão se tornando, a cada dia, os alvos prediletos de criminosos que aplicam fraudes e golpes financeiros, seja presencialmente ou, de forma mais incisiva, por meio das redes sociais e aplicativos.
Normalmente esses criminosos abusam da confiança, usam de persuasão, comunicando falsos problemas e/ou oferecendo vantagens e soluções. Se identificam como interlocutores de instituições financeiras e acabam por obter dados pessoais e informações financeiras dos idosos.
Golpes mais comuns
Vamos relacionar alguns dos golpes mais comuns aplicados, lembrando que são sempre modernizados, sofisticados e alterados pelos criminosos para conseguir ludibriar as pessoas. O mais comum é o envio de e-mails e mensagens com promoções ou soluções/benefícios com ganhos expressivos ou vantagens grandes. Os bandidos apresentam site com uma opção de clique que leva a uma página falsa. Ali, com um site muito similar ao de uma instituição idônea, é solicitado preenchimento de dados pessoais e bancários. Também podem ser mais sofisticados, infectando o aparelho (celular ou computador) com vírus que envia todos os seus dados para utilização pelos criminosos.
Outro golpe é o do falso motoboy. Os bandidos entram em contato como interlocutores de instituição financeira e relatam algum problema nas contas do idoso. Geralmente clonagem ou problema no cartão de crédito e débito. Solicitam que se digite a senha e depois enviam o motoboy para fazer o recolhimento como “ajuda” para acelerar a solução do falso problema.
Um tipo que ficou muito famoso, mas ainda é utilizado é o do falso sequestro de parentes. Com muita habilidade e falsidade, os bandidos simulam o crime e solicitam depósitos bancários para evitar a morte do parente ou para soltá-lo.
Além desses, temos vários outros, como o do falso empréstimo consignado, de bilhete premiado de loteria, FGTS entre outros.
Como evitar
Importante, portanto, sempre conversar e dar conhecimento aos nossos idosos. Deixar claro que não devem NUNCA informar suas senhas, dados pessoais e bancários. Sempre desconfiar de mensagens e e-mails muito vantajosos. E o mais importante: SEMPRE CONVERSAR COM OS FILHOS, IRMÃOS, AMIGOS E CONFERIR COM ELES QUALQUER SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES OU PEDIDOS/EXIGÊNCIAS DE DADOS E DINHEIRO.
Lembremos: Nossa experiência pode ser ludibriada por fatos ou situações específicas passageiras. “Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”.