A partir desta quarta-feira (21), começa a Semana Azul, convite à compreensão do universo do autismo por meio de diálogos com especialistas e programação cultural inclusiva, entre outras atividades. O evento é promovido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) – aproximadamente R$ 80 mil – e contará com uma feira de serviços com as participações do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência (SEPCD).
A programação de diálogos será híbrida com bate-papos pelo YouTube e atividades presenciais no Espaço Cultural Renato Russo. A parte presencial engloba visitas mediadas com educadores, contação de histórias, sessão de cinema, lançamentos de livros e apresentação musical.
Para Jaqueline Dias, uma das idealizadoras do evento, o objetivo é utilizar a arte e os diálogos para promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Somente com a informação é possível entender melhor e, a partir da compreensão, acontecer de fato a inclusão”, afirmou.
Durante a Semana Azul, o tema será trabalhado com profissionais da arte inclusiva. O evento é aberto para o público e também contará com filmes adaptados para pessoas com autismo.
Mães atípicas
Cíntia Rogner, correalizadora do projeto e mãe atípica, teve o filho diagnosticado com autismo aos 3 anos. Ela fala da importância da informação como um agente transformador.
“Graças a Deus as pessoas conhecem um pouco mais, mas ainda não conhecem a fundo. Um filho já é um desafio para qualquer mãe; um filho atípico, ainda mais. É pensar, além das necessidades específicas, no acesso, na inclusão e no espaço dele”, declara a mãe.
Cíntia reforça que o projeto foi feito para dialogar e conscientizar as pessoas a respeito do transtorno, visto que mesmo com amparo por lei ainda há dificuldades no acesso.
“Temos algumas conquistas, mas é uma luta diária. O mundo precisa incluir, com leis efetivas e educadores sociais que compreendam as necessidades específicas da pessoa autista”, destacou a mãe.
Segundo Jaqueline, a Secretaria de Cultura tem valorizado a inclusão social, dando abertura a esse tipo de transformação social e cultural. “Será uma semana em que a gente poderá conversar sobre isso com pessoas típicas e não típicas de uma forma gostosa, com música, teatro e galerias”, observou.
Quem não estiver na cidade poderá acompanhar algumas das atrações pelo canal do YouTube. Confira abaixo o cronograma com os bate-papos, espaço sensorial, lançamento de livros, cinema e programação cultural inclusiva gratuita.
Programação
Palestras pelo canal do YouTube, às 20h
- Quarta (21): Educando um Autista, com Mara Rubia, e Habilidades Artísticas em Autista, com Viviani Guimarães
- Quinta (22/): Viver Autismo, com Andrea Werner
- Sexta (23) Mapa Autismo Brasil, com Ana Steinkopf
- Sábado (24): Autismo na Visão de um Autista, com Marcos Petry
Atividades presenciais
Sábado (24) e domingo (25)
Das 14h30 às 15h30: Contação de história musicada com equipes do Detran-DF
Local: Sala Marco Antônio Guimarães (Espaço Cultural Renato Russo)
Sábado
- Das 14h às 17h
- Sessão de autógrafos do livro Autismo – Com um novo olhar é possível amar, de Aline Capos
- Local: Hall do Espaço Cultural Renato Russo.
Dia 25/6
- Das 14h às 17h
- Sessão de autógrafos do livro Nem Te Conto – Espectro de Contos
- Local: Hall do Espaço Cultural Renato Russo
Dias 24/6 e 25/6
- Das 14h às 17h: Visita à exposição de Robson Graia com mediação de arte-educadores, teatralização e musicalização
- Local: Galeria Parangolé
Dias 24/6 e 25/6
- Das 14h às 16h: Circuito Sensório-Motor com Heitor Gavino
- Inscrições antecipadas e limitas pelo link da bio @semanaazul
- Local: Sala Multiuso
- 16h Filmes: Napo/ O garoto na floresta
- Local: Sala Marco Antônio Guimarães