O deputado distrital Thiago Manzoni destinou emenda parlamentar para a implantação do “Projeto de Inclusão Digital” do Instituto Mãos Solidárias, que atende famílias carentes do Sol Nascente. Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social terão aulas de robótica e aprenderão uma profissão.
Após visitar o Instituto e conhecer o trabalho excepcional realizado no Sol Nascente, o deputado destinou R$ 400 mil em emenda parlamentar, pois acredita que a capacitação profissional é essencial para os jovens. “O Instituto realiza um trabalho sensacional restaurando vidas de crianças abandonadas, ou que passam necessidade e precisam de um auxílio e eles estendem para estas crianças, mãos solidárias. Além de ajudar as crianças, o Instituto auxilia jovens e adultos que precisam de capacitação técnica para se inserirem no mercado de trabalho e levar dignidade para as suas casas”, explica Manzoni.
Esta será a primeira edição do “Projeto Inclusão Digital”, que oferecerá aulas formativas de robótica para crianças e adolescentes. Ao todo, 225 jovens serão alcançados durante um ano, dividido em três ciclos de quatro meses cada. Os cursos serão gratuitos e não terão requisitos mínimos de escolaridade para ingresso. Será exigido dos alunos um compromisso de frequência escolar mínima de 75%. O Instituto também fornecerá uniformes, material escolar e lanches gratuitos para melhorar o desempenho acadêmico e reduzir a evasão.
Para Juliana Souza Nunes, diretora de eventos do Instituto Mãos Solidárias, o impacto dessa emenda parlamentar para as crianças do Sol Nascente, que não possuem computadores em casa, será significativo. “Através desse curso, nossos jovens sairão preparados para o mercado de trabalho, com uma nova visão de vida. Imagine um adolescente que estava em casa, apenas indo para a escola, sem sonhos, sem objetivos e de repente, esse jovem enxerga a possibilidade de um futuro diferente. Nosso deputado Thiago Manzoni está fazendo toda a diferença em nossa comunidade, resgatando nossas crianças do crime e os jovens do desemprego”, disse Juliana.
A sede do Instituto possui o espaço necessário e a estrutura adequada para a realização das aulas e conta com um laboratório de informática completo, com 25 computadores. Os 400 mil reais em emenda parlamentar garantirão os insumos necessários para a realização do “Projeto Inclusão Digital”, como a aquisição de mobiliário e material gráfico, material didático e pedagógico, equipamentos eletrônicos e a contratação de cinco profissionais para apoio administrativo e pedagógico.
Para obter mais informações e esclarecer dúvidas sobre o curso de robótica, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (61) 3877-8053, que também funciona como WhatsApp de atendimento do Instituto Mãos Solidárias.
Sobre o Instituto Mãos Solidárias
Fundado em julho de 2016, no Sol Nascente, o instituto tem como missão proporcionar esperança e oportunidades de transformação de vida às famílias carentes da região. O Instituto desenvolve um programa socioeducacional, abrangendo assistência social, saúde, esporte, lazer e cultura, visando promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o Instituto beneficia mais de 1.200 crianças e adolescentes, com idades entre 4 e 17 anos, juntamente com suas famílias, por meio de uma variedade de atividades socioculturais totalmente gratuitas.