Para quem ainda não sabe, a cor do ano é o magenta. Uma cor viva, vibrante, cheia de presença. Também conhecido ou tabelado como fúcsia. Na literatura da psicologia, essa é uma cor que transmite sensação de espiritualidade, bondade, harmonia, vitalidade, prosperidade, pureza, respeito e nobreza. De acordo com diferentes culturas, trata-se de uma cor que suaviza efeitos de ódio. Se relaciona com amor puro.
No marketing e publicidade o magenta em sua tonalidade rosa é ideal para representar diferentes produtos femininos, portanto tem muita força nesse setor da publicidade. No entanto, pela força e vibração que possui, já é uma cor com grande popularidade também no mercado masculino e jovem. De fato, porque até o Instagram tem uma grande representação da cor magenta em sua gama de tons representativos.
O magenta é resultado da misturinha de azul com vermelho. Ou, com uma visão mais profunda, ela também é uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária. No Círculo Cromático, tanto na RGB, quanto na CMYK que é um padrão no qual predominam pigmentos visíveis do espectro eletromagnético derivado da luz branca. Isto é, é um modelo baseado em cores que provêm da natureza.
RGB e CMYK são siglas de representação universal das cores em linguagem técnica. Veja melhor exemplos nas imagens.
Mas a final de contas, de onde surgiu essa afirmação que magenta seria a cor do ano?
Existe uma organização, empresa que desenvolve sistemas codificados, tecnologias de ponta, criados para processos que envolver as cores com reprodução precisa, chamada PANTONE Color Institute. Esse é o principal objetivo dentre todos os outros serviços oferecidos. Com isso essa brilhante empresa dos EUA se envolve em consultorias de cores e criam tendências.
Com certeza é uma autoridade em cores mundialmente. O nome PANTONE é conhecido mundialmente como a linguagem padrão para a comunicação precisa em todas as fases do processo de gerenciamento de cores, desde o designer até o fabricante, desde o revendedor até o consumidor, em várias indústrias.
Todos os anos a PANTONE elege uma cor do ano para ser tendência em todas as áreas, arquitetura, mundo da moda, beleza em geral, eventos e tudo mais que puder influenciar como o mundo digital, por exemplo.
Em 2023 a cor eleita foi “VIVA MAGENTA” codificada 18-1750, Segundo a própria PANTONE, “viva magenta vibra com força e energia. É uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.” Declarou, Leatrice Eiseman, Diretora Executiva da Pantone Color Institute.
Já que temos a melhor referência para brilhar esse ano, o que acham de aproveitar muito essa linda cor? Vamos usar e abusar do batonzão vermelho. Ousar com vermelho magenta na decoração, nas roupas, calçados e assessórios. Viva o magenta! Ou fúcsia como preferir.
Segue uma paleta da PANTONE, cheia de tons de magenta para você arrasar .