A Secretaria da Mulher do Distrito Federal, no governo Ibanes, vêm desenvolvendo um trabalho de acolhimento, orientação e acompanhamento com o intuito de preparar e impulsionar mulheres para o mercado de trabalho e empreendedorismo.
São realizados projetos e programas com parcerias voltado para o empreendedorismo feminino, com a finalidade de que o mercado de trabalho seja cada vez mais potencializado tanto no âmbito de conhecimento, capacitação técnica e desenvolvimento de competências comportamentais.
No início do mês aconteceu o ll Seminário do Realize – um dos programas da secretária da mulher. Com tema “Comunicação assertiva: libere a sua voz e realize“.
Onde, a subsecretária de Promoção das Mulheres, Luene Garcia que iniciou seu discurso com um agradecimento a toda equipe do Realize pelo tema escolhido para o seminário e pelo trabalho que a equipe vem desenvolvendo.
Luene Garcia palestrou sobre, políticas pública e que a proposta do Realize é uma imersão para dentro de si mesmo, é o conhecesse. Enfatizou que “o conhecimento é ouro, ninguém tira de você”.
Citou sobre um dos objetivos da secretaria, acabar com a violência contra as mulheres, “para isso precisamos informar, conversar, debater, divulgar os direitos das mulheres”. Ressaltou a importância do papel do homem para a resolução ao combate da violência a mulher. Sobre a promoção da mulher, a capacitação, os seminários, as oficinas e o que pode ser feito para que a mulher seja promovida e cresça.
Finalizou desejando que as mulheres presentes no seminário aproveitassem o máximo de aprendizado e aspecto positivo e floresçam, e que “cada mulher tenha o compromisso com cada uma para crescer e florecer”.
O Programa Realize visa o desenvolvimento de competências comportamentais (socioemocionais) para o trabalho e o empreendedorismo.
Ele funciona em 4 modalidades:
- 1. workshop Realize: 4h
- 2. Imersão Realize:
- 3 encontros de 4h totalizando 12h
- 3. Acompanhamento (jornada empreendedora –
- 4 encontros de 4h – 17h) 4. Seminário Realize Público alvo; Mulheres a partir de 18 anos, preferencialmente em situação de vulnerabilidade e/ou violência doméstica. O Realize também atende as parcerias com a Rede Mulher da Secretaria da Mulher que promove cursos de capacitação técnica. Serviços que a SMDF oferece para mulheres em situação de violência doméstica;
A SMDF oferece os seguintes serviços:
- 1. CEAM : Centros Especializados de Atendimento às Mulheres
- 2. NAFAVD: Núcleo de Atendimento às Vítimas e Famílias em Situação de Violência Doméstica.
- 3. CMB- Casa da Mulher Brasileira
- 4. Casa Abrigo
- 5. Empreende Mais Mulher
– Psicólogos
– Pedagogos
– Assistente Social
– Agente Social
OBS.: no site da secretaria da mulher você encontrará detalhes sobre cada um. Quais tipos de profissionais, que estão inseridos no programa para as – mulheres que procuram a SMDF.