Baseada nos personagens clássicos de A Família Addams, Wandinha (Wednesday no original) acompanha a infame personagem, aqui interpretada por Jenna Ortega, enquanto ela investiga uma série de assassinatos sobrenaturais pela cidade. O enredo se desdobra com a explora a adolescência de Wandinha estudando na Academia Nevermore, uma escola onde ela aprende a dominar suas habilidades paranormais.
Ao longo da série, a personagem passará por um processo de amadurecimento com a ajuda de sua mãe, Morticia Addams (Catherine Zeta-Jones). Conforme Wandinha se aprofunda nos mistérios que circundam a cidade, ela descobre que algo também sobrenatural envolveu seus pais há 25 anos. Ao mesmo tempo, Wandinha precisa equilibrar relações novas e complicadas com sua personalidade sagaz, fria e sarcástica. A série é escrita por Al Gough e Miles Millar e tem direção de Tim Burton.
A protagonista
Com Wandinha, Jenna Ortega encontrou, de fato, sucesso mundial, uma vez que a série segue como a mais vista da Netflix, mesmo após quase duas semanas da estreia.
Em entrevista recente ao The New York Times, a artista disse que fica “um pouco” preocupada por ser rotulada como uma ‘rainha do grito’, mas revelou que acha difícil recusar um roteiro de terror:
— O terror é muito terapêutico. Você grita como uma desesperada, algo que não tem a oportunidade de fazer em sua vida cotidiana, e assim ele se torna uma maneira de escavar todo aquele estresse desnecessário que você tem acumulado. Desabafa, atriz.
Curiosidade:
Porque o nome Wandinha?
Wandinha (Jenna Ortega) até explica que, apesar do nome, nasceu em uma sexta-feira 13. A cantiga infantil que inspirou o nome da personagem, “Monday’s child”, atribui características para as crianças que nasceram em cada dia da semana.