Combate a filas nos cadastramentos do Cras

Visando melhorar e ampliar os atendimentos nos Centro de Referência de Assistência Social, GDF faz parceria com BRB

Alice Andrade
Por Alice Andrade 3 Min Leitura
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A parceria é mais uma medida tomada pelo GDF para agilizar o atendimento na rede de assistência socialLúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

O mais novo parceiro da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) será o banco de Brasília (BRB), para melhorar os atendimentos aos beneficiários de programas sociais, nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), GDF firmou parceria nesta segunda-feira (7), o governador Ibanes Rocha solicitou agilidade das duas partes.

“Determinei à secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, que agilize a contratação do BRB para fazer a arrecadação da documentação, o atendimento dessas famílias que, estão na busca dos seus benefícios, e para que elas possam ser atendidas com maior agilidade para que a gente acabe definitivamente com as filas”, disse o chefe do Executivo distrital.

Vamos cuidar de vocês. Peço desculpas à família, peço desculpas à população e tenho convicção de que superaremos mais esse problema” Governador, Ibanes

O acordo entre BRB e Sedes será definido a partir de um entendimento entre as partes. Este acordo firmado pelo GDF visa a agilidade no atendimento a população.

Ações que foram tomadas:

  • 1 – Reestruturação do quadro de pessoal, com mais de mil nomeações de novos servidores da carreira de assistência social;
  • 2 – Ampliação da carga horária dos servidores de 30 para 40 horas;
  • 3 – Depois de 10 anos sem inauguração, foram abertas quatro unidades nesta gestão: dois Cras (Sol Nascente e Recanto das Emas), reabertura do Cras Samambaia Expansão e um Creas em São Sebastião;
  • 4 – Equipe móvel para as regiões com maior índice de vulnerabilidade social. Só esta equipe faz uma média mensal de 2,5 mil atendimentos;
  • 5 – Parceria com uma organização da sociedade civil colocando mais 14 pontos de atendimento de cadastro único, sendo que todos já estão em pleno funcionamento, e, foram feitos mais de 20 mil cadastros ou atualizações desde setembro;
  • 6 – Convênio com o Corpo de Bombeiros para realizar mutirões aos sábados para preenchimento e atualização do Cadastro Único nos Cras;
  • 7 – Atuação conjunta com a Emater com foco no atendimento das famílias residentes na zona rural do Distrito Federal;
  • 8 – Atendimento da Sedes nas sete unidades do Na Hora, o que antes não ocorria;
  • 9 – Parceria com a Defensoria Pública do DF para reforço nas ações de atendimento a pessoas que precisam de atendimento socioassistencial.
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