Ao longo desta entrevista ao Jornal Capital Federal, vamos conhecer algumas propostas do deputado para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, bem como suas iniciativas para o desenvolvimento de Brazlândia. Também discutiremos sua atuação como parte da base do governo Ibaneis Rocha e sua visão sobre a gestão atual.
JCF – Deputado Iolando qual a prioridade desse seu segundo mandato?
Dep. Iolando – Nesse meu segundo mandato minha prioridade é a defesa e o cuidado da pessoa com deficiência, elas precisam ser enxergadas, ouvidas e atendidas com excelência, mas também vou cuidar da minha cidade Brazlândia e sempre defender a família.
JCF – E o que o senhor pretende fazer pelas pessoas com deficiência?
Dep. Iolando – Pretendo tornar a Secretaria de Pessoa com Deficiência independente, com orçamento para desenvolver políticas públicas voltadas para PCDs, mas mesmo com todas as dificuldades orçamentais já consegui entregar mais de 10.000 cadeiras de rodas desde que a Secretaria foi criada em 2019.
JCF – Já que falou na cidade de Brazlândia o que pretende fazer lá?
Dep. Iolando – Vou destinar recursos para ampliação do hospital da cidade, já solicitei ao governador Ibaneis a duplicação da BR 080 e pretendo implantar um programa habitacional que contemple quem precisa.
JCF – E quais são suas propostas para as pessoas com deficiência?
Dep. Iolando – Quero criar a escola técnica para pessoa com deficiência, realizar cursos profissionalizantes para qualificá-las para o mercado de trabalho, e gerar mais empregos. Essas pessoas que precisam ser enxergadas.
JCF – Você se considera um deputado da base do governo Ibaneis?
Dep. Iolando – Sim, me considero da base, tanto que fui convidado pelo governador para ser vice líder do Governo na Câmara e defender os projetos de interesse da sociedade.
JCF – Qual sua nota para o GDF? E qual a área que o governo está se saindo melhor e pior?
Dep. Iolando – Minha nota para o governo é 8, pois precisa melhorar muito a questão da saúde, mesmo construindo novas Upas e reformando hospitais, tem que valorizar mais os profissionais da saúde com melhores salários, e a melhor área com certeza é na questão de obras, Brasília voltou a ser um verdadeiro canteiro, com obras urbanas em todas as cidades do Distrito Federal.
JCF – Recentemente o Senhor apresentou uma nota de repúdio contra o Presidente Lula, por quê?
Dep. Iolando – O Lula foi infeliz numa frase contra as pessoas com deficiência, e fiz questão de registrar em plenário uma moção de repúdio em respeito às pessoas com deficiências, pois além da fala horrível o governo Lula está displicente também na economia.
*Entrevista realizada na Galeteria Serrana na 404 sul