Com a aparição de Talvez Uma História de Amor, na sessão da tarde na rede Globo de televisão, o filme voltou aos olhares do público. Dirigido por Rodrigo Bernardo, É uma comédia romântica diferente do que estamos acostumados a ver. O longa conta a história do publicitário Virgílio, interpretado por Mateus Solano, que recebe uma mensagem em sua secretária eletrônica anunciando o fim de seu relacionamento com uma mulher chamada Clara, que ele não se lembra de ter conhecido. Com isso, ele embarca em uma jornada para descobrir quem é Clara e o que aconteceu entre eles.
O filme não segue os padrões do gênero de comédias românticas, que geralmente acompanham o relacionamento do casal desde o primeiro encontro até o, felizes para sempre. Em vez disso, começa do fim, com a busca de Virgílio pela resposta para o que aconteceu em seu relacionamento com Clara. O elenco conta com participações de Totia Meireles, Bianca Comparato, Nathalia Dill, Paulo Vilhena, Marco Luque, Dani Calabresa e Cynthia Nixon, que ajudam Virgílio em sua busca.
A trilha sonora escolhida por Bernardo é outro destaque do filme, que utiliza músicas icônicas como “New York, New York” de Frank Sinatra e “Me Encontra” do Charlie Brown Jr., para brincar com os percalços de Virgílio. A atuação de Mateus Solano também é elogiada pela sutileza de humor e carga dramática que ele traz ao personagem.
Embora Talvez Uma História de Amor fuja de alguns clichês do gênero, como a troca de olhares ou encontros desastrados, o filme não tem medo de ser meloso nos momentos determinantes, com provas de amor grandiosas e declarações públicas. O longa também assume suas inspirações, como o clássico Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e Sintonia de Amor, com uma cena entre Tom Hanks e Meg Ryan.
O filme traz um respiro para o cinema nacional, acostumado com comédias exageradas, ao mesmo tempo, em que oferece aos fãs de filmes românticos uma produção comercial com um quê de familiar. Talvez Uma História de Amor chega aos cinemas para mostrar que o amor pode ser encontrado mesmo quando tudo parece ter acabado.
Ficha Técnica
- Título: Talvez Uma História de Amor (Original)
- Ano produção: 2018
- Dirigido por: Rodrigo Bernardo
- Estreia: 14 de junho de 2018 (Brasil)
- Classificação: 12 – Não recomendado para menores de 12 anos
- Gênero: Comédia, Nacional, Romance
- Países de Origem: Brasil
- Disponível: Amazon Prime e HBO Max