Um grupo improvável se junta em uma jornada para recuperar um item, mas as coisas se tornam obscuras quando eles cruzam caminho com as pessoas erradas. Honra Entre Rebeldes segue essa fórmula com poucas margens de erros, e investe num elenco que sabe incorporar com charme o descompromisso que norteia a adaptação; Pine, Grant e Page se destacam nos diálogos ágeis e bem humorados criados pelos diretores e a dupla de roteiristas Chris McKay e Michael Gilio.
Se a dinâmica quase paródica no tom do filme e nas atuações faz lembrar Guardiões da Galáxia – o produtor Jeremy Latcham trabalhou em ambos – as cenas de ação por vezes vão além do explorado pelo MCU, com jogos de câmera bastante inteligentes para uma fantasia blockbuster. De resto, chama mais atenção a boa mistura de prostéticos e animatrônicos com CGI do que algum efeito visual mais pontual. Se este D&D deixar sua marca no imaginário popular, provavelmente será mais por sua proposta lúdica de comédia e aventura do que exatamente por inovações visuais. Baseado no jogo Dungeons & Dragons, um Role Playing Game (RPG) criado na década de 70.
Como Dungeons & Dragons captura a essência do RPG de mesa?
Mesmo que você nunca tenha jogado Dungeons & Dragons, Honra Entre Rebeldes é um filme fantástico e acessível, capaz de capturar o espírito do jogo.
A trama se passa no mundo de Forgotten Realms, um cenário clássico de Dungeons & Dragons, sem precisar adaptar uma história famosa do universo de D&D. É impressionante como o longa consegue capturar a sensação de participar de uma mesa de RPG sem precisar quebrar a quarta parede ou mostrar pessoas jogando.
Quem já jogou no cenário Forgotten Realms vai realmente se sentir em locais clássicos como Neverwinter, entender o monumental perigo dos Magos Vermelhos e tremer só de pensar em ir até o temido mundo subterrâneo conhecido como Underdark. O longa é fiel até em detalhes como personagens com os nomes mais estranhos, como qualquer mestre que já teve que improvisar na hora de nomear NPCs (personagens do mestre), até feitiços que apenas os jogadores mais profissionais descobrem em livros obscuros.
Ficha Técnica
- Título: Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes
- Ano produção: 2023
- Dirigido por: John Francis Daley Jonathan Goldstein
- Estreia: 13 de Abril de 2023 ( Brasil )
- Duração: 134 minutos
- Classificação: 12
- Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
- Países de Origem: Estados Unidos da América