Vicente Pires tem novo administrador, Gilvando Galdino Fernandes, que traz em sua bagagem política muita experiência na prestação de serviço público. Gilvando é brasiliense e morador de Vicente Pires, filho de candangos (primeiros moradores de Brasília), seu pai trabalhou com Juscelino Kubitschek.
O administrador nasceu e cresceu em Taguatinga, cidade vizinha de Vicente Pires. Sua vida pública teve início em 1998, quando conheceu Daniel de Castro. Gilvando foi assessor do vice-governador Benedito Domingos, trabalhou com o governador Joaquim Roriz como assessor parlamentar e de governo. Além de trabalhar como assessor, Gilvando também foi diretor de atendimento ao usuário no Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), delegado federal de Agricultura, administrador de Taguatinga, secretário de planejamento em Águas Lindas de Goiás, dentre outros cargos que dão a ele um vasto conhecimento na administração pública.
Defensor da família e dos valores eclesiásticos, Gilvando juntamente com o Pastor Daniel de Castro representam a comunidade evangélica, as famílias e a comunidade do DF.
Administração de Vicente pires
Segundo o administrador muita coisa foi feita em quatro anos em Vicente Pires, no entanto, “por falta de capacidade o governo anterior ao de Ibaneis Rocha teve dificuldade em executar o que estava planejado e muitos recursos foram devolvidos ao Governo Federal”.
E reforça que para executar projetos, não basta ter recursos. “Uma coisa é ter o dinheiro, outra coisa é ter a competência para executar. Então nos últimos quatro anos o governador fez a urbanização quase que total da cidade de Vicente Pires, 80% foi urbanizada, falta pouca coisa, como na Avenida da Misericórdia”, destacou o administrador.
Projetos
“Procurei o Detran e o Departamento de Estrada e Rodagem (DER), na secretaria de obras para concluirmos o que foi feito, que é a sinalização, para resguardarmos o direito dos moradores de Vicente Pires, prestando a eles o melhor serviço e ao mesmo tempo para garantir a segurança da vida”, disse Gilvando.
Com o alargamento das vias e a urbanização da cidade, alguns motoristas entendem que podem transitar em alta velocidade, por isso nosso objetivo é resolver isso. Precisamos de tempo, não é da noite pro dia. Junto com o Secretário de Estado de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, chefe direto das administrações e que entende a necessidade do nosso setor e está com a gente nessa linha de frente, com o deputado Daniel de Castro e a governadora em exercício Celina Leão, vamos solucionar os problemas existentes em nossa cidade.
Legado
Questionado se seguirá o exemplo e dará continuidade ao legado de Daniel de Castro, que era bem próximo da comunidade de Vicente Pires e ia para as ruas ouvir a população, além de participar de grupos de Whatsapp, Gilvando elogiou o trabalho de Daniel. “Daniel de Castro inovou a comunicação, mas é uma realidade que ainda estou me domesticando para aprender, porque hoje estamos em mais de 70 grupos, de condomínios e associações de moradores. Ou seja, a comunidade tem acesso direto com a administração”.
O gestor de Vicente Pires citou outros meios de comunicação entre a população da cidade e a Administração Regional. “Além da ouvidoria a população tem as redes sociais como canal aberto conosco. Nós estamos de portas abertas para a comunidade, recebemos muitas demandas e tentamos solucionar, à medida do possível, as necessidades dos moradores. Como o Daniel implantou essa abertura, agora eu e futuros administradores teremos que nos acostumar com esta forma de governar. Que é uma forma de comunicação saudável e direta. Além desses canais citados, separamos alguns dias da semana para ir às ruas e ouvir pessoalmente a comunidade”.
Existe um planejamento para a cidade. Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a instalação de uma creche aqui na cidade, estamos trabalhando para a construção de uma nova escola, e assim atender melhor a comunidade, porque a que existe não está atendendo suficientemente.
Planejamos construir mais viadutos, um deles fará a ligação da Estrutural com Vivente Pires, ainda em nossos planos estão a construção de uma estação do Corpo de Bombeiros e da nova Administração Regional, para recebermos melhor os usuários, oferecer um atendimento digno, e melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os funcionários.
São muitos os projetos que estão em andamento, “nós temos certeza que todos vão valorizar muito nossa região. O que já foi feito já valorizou muito e quando concluirmos o que há de ser feito, vai valorizar ainda mais se conseguirmos implementar tudo que está projetado nos próximos quatro anos”.
Gestão de Celina Leão
Nós temos uma governadora em exercício que dará continuidade aos projetos que o governador Ibaneis Rocha começou, em quatro anos eu tenho certeza que vai valorizar mais ainda. “Porque eu sou morador de Vicente Pires, tenho muito a agradecer o que já foi feito. Tenho parentes e amigos que moram aqui, e estamos vendo juntos o sonho virar realidade”.
Ações Sociais
Conversamos com o secretário sobre a instalação de um Centro de Convivência para a melhor idade (idosos), por meio de uma parceria público/ privado. Temos uma secretária de assuntos sociais que cuida dessa parte, ela já tem esse planejamento. Nós vamos buscar o que a Secretaria já tem pronto e implementar em Vicente Pires. Porque a necessidade é muito grande, tanto para crianças, como para os jovens e idosos.
Objetivos
Queremos trazer segurança para a cidade. Segurança de viabilidade, de locomoção e trânsito, e reduzirmos os perigos em Vicente Pires. Nossa prioridade é trazer acessibilidade, segurança no trânsito para que as pessoas possam transitar sem ter suas vidas e seus patrimônios colocados em risco.
Regularização fundiária
Sabemos que lá a população está sofrendo com as chuvas, por isso a administração está dando assistência em três áreas: Cana do Reino, 26 de Setembro e a Vicente Pires. Em um ato do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, essas áreas foram desafetadas, ou seja, elas entraram em processo de regularização. Só que com uma diferença, Vicente Pires já está ocupada quase que na sua totalidade, mas a 26 de Setembro e a Área Rural Cana do Reino ainda não. Pedimos aos moradores de lá que entendam e tenham paciência. Na 26 de Setembro estamos fazendo algumas obras paliativas neste período de chuva, então, assim que a tramitação acontecer, de forma legal, nós daremos amparo do estado para aplicar o dinheiro público lá. Esse trabalho tem que ser feito com muita seriedade e responsabilidade. Agora estamos agindo, com alguns equipamentos, fazendo essas ações de reparo dos danos que a chuva esta causando. A mesma qualidade que tem Vicente Pires hoje, queremos levar para a 26 de Setembro e para a Cana do Reino. “Esse sonho não é só meu, esse sonho é também do governador Ibaneis”, ressaltou Gilvando Rodrigues.
Transporte Público
Hoje o transporte público em Vicente Pires não é satisfatório, mas há um projeto em andamento e acredito que os usuários de transporte público de Vicente Pires, ao longo desses quatro anos, ficarão satisfeitos. Já conseguimos junto à Secretaria de Transporte e mobilidade (Semob) 10 paradas de ônibus com proteção, de forma emergencial, com promessa de mais 20, e duas linhas de ônibus internas, com dois micro-ônibus circulando pela cidade como linhas auxiliares, a partir dos próximos dias.