Hoje começo esse texto com uma reflexão: o que te faz finalizar uma refeição? Sabe aquele momento em que paramos de comer? Você já percebeu como é que você chega até essa decisão? Frequentemente converso com vocês sobre alguns comportamentos compulsivos e como eles são um desafio complexo enfrentado por muitas pessoas.
Uma das questões fundamentais associadas aos nossos comportamentos compulsivos relacionados à comida é a dificuldade em identificar a saciedade durante as refeições. Por isso faço uma reflexão: você percebe quando está saciada? Muitas vezes não damos ouvidos ou temos dificuldades em reconhecer os sinais do nosso próprio corpo, principalmente de fome e saciedade.
Esse comportamento pode levar a um ciclo vicioso de excessos alimentares e que nos levam a sentimentos de culpa e vergonha. No entanto, existem estratégias que podem ajudar a desenvolver essa habilidade crucial.
Estratégias para identificar a saciedade
Praticar a atenção plena ao comer, desacelerar o ritmo das refeições, prestar atenção aos sinais físicos de saciedade, diferenciar entre fome física e emocional e praticar a autocompaixão são algumas das maneiras pelas quais as pessoas podem aprender a identificar a saciedade durante as refeições. Reconstruir uma conexão positiva com a comida e cultivar um senso de equilíbrio e bem-estar em relação à alimentação é um processo que requer tempo, esforço e, muitas vezes, apoio profissional.
Ao adotar uma abordagem compassiva e comprometida com o autocuidado, as pessoas que lutam contra o comportamento compulsivo podem encontrar o caminho para uma relação mais saudável e equilibrada com a comida, com nosso corpo e nossa mente.