Ibaneis Rocha cria projeto que utilizará robôs para limpar bueiros

Redação
Por Redação 3 Min Leitura
3 Min Leitura
ouça o post

O governador Ibaneis Rocha lançou, nesta terça-feira (30), um sistema pioneiro para limpeza e desobstrução de redes de captação pluvial em Brasília. A iniciativa, que utiliza câmeras e robôs, visa substituir as inspeções manuais realizadas por equipes humanas, melhorando a eficiência na retirada de entulhos e prevenindo alagamentos em diversos pontos do Distrito Federal, especialmente durante o período chuvoso.

O projeto, iniciado em Ceilândia, onde o governador também inaugurou um campo sintético na Feira do Produtor, tem como objetivo ampliar a atuação para toda a cidade. Ibaneis ressaltou a importância do novo sistema, que promete agilizar a desobstrução de mais de 100 mil bueiros em Brasília, contribuindo para a redução dos problemas causados pelo acúmulo de detritos nas redes de drenagem.

Nós temos em Brasília mais de 100 mil bueiros que vêm passando por um processo de desobstrução manual. Este novo sistema permite que se faça isso de forma muito mais rápida. Isso melhora a qualidade da captação de águas no DF e diminui os alagamentosIbanes Rocha- Governador de Brasília

O investimento, realizado pela Novacap, é de aproximadamente R$ 45 milhões, com um contrato de 12 meses, renovável anualmente por até cinco anos, com a empresa responsável pela execução dos serviços. A inspeção agora conta com imagens de alta resolução, proporcionando uma análise detalhada da situação dos trechos examinados.

A Novacap enfatizou que as obstruções dos bueiros são frequentemente causadas por descartes inadequados de objetos e detritos, prejudicando as redes de drenagem e resultando em entupimentos, inundações e alagamentos. Durante os testes em Ceilândia, diversos materiais foram encontrados na rede, como placas de carro, fraldas, pedaços de madeira, calotas de carro e partes de sofá.

Providências

Ibaneis destacou ainda a contribuição do novo sistema no combate à dengue, afastando os focos de criação do mosquito transmissor. Além disso, mencionou o progresso nas obras de drenagem na Asa Norte e na avenida Hélio Prates, ressaltando a importância dessas iniciativas para evitar alagamentos.

Campo Sintético

Quanto ao campo sintético inaugurado na Feira do Produtor em Ceilândia, o investimento de R$ 745 mil proporciona às crianças e jovens moradores uma quadra com gramado artificial de última geração, arquibancada, alambrado e estrutura fotovoltaica para iluminação sustentável. Ibaneis expressou o compromisso de continuar trabalhando na regularização dos comerciantes da feira, reconhecendo a importância do local na geração de empregos para a região.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights