Desde sua detenção em janeiro do ano passado na Espanha, Daniel Alves, acusado de estuprar uma jovem de 23 anos, tem recebido suporte financeiro e jurídico da família de Neymar. Conforme reportagem do site UOL, Neymar da Silva Santos, pai do atacante do Al-Hilal, na Arábia Saudita, transferiu recursos para auxiliar o colega ex-companheiro de seleção.
Sem acesso a seus bens desde sua prisão, Daniel Alves buscou a assistência financeira e legal de Neymar e sua família. A matéria destaca que o dinheiro fornecido pela família do atacante foi utilizado para quitar uma multa de 150 mil euros (aproximadamente R$ 800 mil, na cotação atual) imposta pela Justiça espanhola, visando a possível redução da pena em caso de condenação.
Em junho de 2023, Daniel Alves designou Gustavo Xisto como seu procurador, um dos advogados mais antigos das empresas do pai de Neymar. Na mesma data, o ex-lateral excluiu Dinorah Santana, sua ex-mulher, da administração de seus bens, com a aprovação do Ministério das Relações Exteriores do governo brasileiro.