Vaticano permite que padres concedam bençãos a casais do mesmo sexo

Decisão do Papa Francisco reflete sinal de acolhimento, mas mantém consideração da união como "irregular"

Paulo Cesar Sampaio
Por Paulo Cesar Sampaio 1 Min Leitura
1 Min Leitura
Imagem: Divulgação/Vaticano
ouça o post

Vaticano anunciou uma decisão significativa ao permitir que padres católicos romanos concedam bençãos a casais do mesmo sexo. A medida, autorizada pelo papa Francisco, foi divulgada por meio de um documento que destaca o compromisso da Igreja em acolher a todos, embora mantenha a visão de que a união entre casais do mesmo sexo é considerada “irregular”.

Os Padres podem recusar?

De acordo com a nova diretriz, os padres têm a liberdade de administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, se assim desejarem. No entanto, também têm o direito de recusar a realização do ritual. Importante ressaltar que, mesmo em casos de recusa, é proibido impedir “a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”.

É destacado no documento que a benção não deve assemelhar-se a uma cerimônia de casamento e não pode ocorrer durante liturgias regulares da Igreja. A decisão, segundo o Vaticano, é um sinal de que Deus acolhe a todos, apesar de a Igreja Católica manter sua posição sobre a natureza “irregular” da união entre casais do mesmo sexo.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights