No dia 12 de outubro comemoramos o dia de Nossa Senhora Aparecida e Padroeira do nosso País. A história nos relata que a aparição da imagem se deu no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, com os pescadores primeiro resgatando, com a rede, o corpo da imagem e, num segundo lançamento, sua cabeça envolvida num lenço. A partir daí a pescaria que era minguada se tornou mais que farta.
Há também vários relatos de poderosos (no Império e República) que usaram da fé da população para desviar valores de doações para construção da sua basílica. Isso torna nossa padroeira ainda mais forte e resiliente.
Ano passado, durante a homilia no Santuário de Aparecida, o Arcebispo Dom Orlando Brandes afirmou: “Maria venceu o dragão. Temos muitos dragões que ela ainda vencerá. O dragão, que é o tentador. O dragão, que já foi vencido, a pandemia, mas temos o dragão do ódio, que faz tanto mal, e o dragão da mentira. E a mentira não é de Deus, é do maligno. E o dragão do desemprego, o dragão da fome, o dragão da incredulidade. Com Maria, vamos vencer o mal e vamos dar prioridade ao bem, à verdade e à justiça, que o povo merece, porque tem fé e ama Nossa Senhora Aparecida”.
E continuou: “Precisamos tirar as raízes de outro dragão: a exclusão dos negros, o racismo. Esses são dragões que estão muito arraigados em nós”.
Mas… qual a relação desses fatos com a segurança nossa de todos os dias?
Falamos aqui que Maria, desde sua nomeação como padroeira e rainha, vem enfrentando crimes: primeiro a corrupção, o desvio de dinheiro público e o peculato. Mas resistiu a tudo isso e assim a Santa se tornou símbolo de resiliência e de combate à corrupção.
Ano passado convivemos com o ódio, a mentira, desacato, injúria, calúnia, difamação e o racismo; novamente com a corrupção, com o curandeirismo durante a pandemia, com aumento do desemprego e da fome, dragões que ainda precisamos enfrentar com trabalho, com um olhar democrático, com respeito e fé.
Vale lembrar que o dia 12/10 é Dia das Crianças também e aproveito para relembrar a minha última matéria aqui publicada (Edição 43), que tenta abrir os olhos para uma necessidade do século XXI. De hoje, de agora e urgente: O controle da internet e das mídias sociais, que estão sendo utilizadas para vários cometimentos de crimes. Crimes de pedofilia, abusos sexuais de crianças e adolescentes. Dia 15/10 é o Dia dos Professores e também merece destaque.
A fé de cada um é subjetiva e deve ser respeitada. As crianças devem ser protegidas e preparadas para o futuro. Assim como a educação deve ser valorizada, fomentada e incentivada.
Por isso nesses próximos dias, de muitas datas comemorativas, é importante repisar que vivemos em sociedade. E que esta deve ser fraterna, justa e solidária. A ganância e o egoísmo são sentimentos e pecados, que devem ser tratados como dragões a serem vencidos no nosso país.