A pesquisa como fonte de aprendizagens significativas

É uma metodologia ativa que propicia que os alunos exerçam o protagonismo em seu processo de aprender

Sandra Mara Bessa
Por Sandra Mara Bessa  - Professora 2 Min Leitura
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A pesquisa continua sendo uma das possibilidades metodológicas que podem reverter a ordem tradicional do ensino Imagem: Adobe Stock
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Assistimos hoje a um crescente desinteresse das crianças e dos adolescentes pelas atividades escolares propostas pelos professores, especialmente, as que remetem a pesquisas. Geralmente, as pesquisas realizadas são facilmente encontradas em buscas simples por meio das ferramentas disponíveis na internet, o que não impulsiona os alunos a refletirem sobre o que estão pesquisando. Muitos recorrem a um simples copia e cola, esquecendo-se muito rapidamente do assunto estudado.

À revelia dessa realidade, a pesquisa continua sendo uma das possibilidades metodológicas que podem reverter a ordem tradicional do ensino, gerando aprendizagens significativas. Considerada uma metodologia ativa no sentido de que propicia que os alunos exerçam o protagonismo em seu processo de aprender, configura-se como procedimento de investigação com vistas à descoberta de algo novo ou ao aprofundamento de determinado assunto.

Traz ainda como vantagem o fato de poder ser realizada individualmente e em grupos, desenvolvendo habilidades como curadoria da informação; pensamento crítico; aplicação na resolução de problemas; colaboratividade; criatividade; inovação e comunicação (leitura e produção de textos), entre outras. Pode também ser aplicada em todas as áreas do conhecimento, ampliando as possibilidades de interdisciplinaridade, de problematização e de contextualização.

Orientação e motivação

Além de reconhecermos que os alunos só realizarão uma pesquisa de fato se estiverem curiosos, envolvidos e motivados a descobrir mais sobre o assunto tratado, é fundamental que os professores também orientem os alunos na realização da pesquisa, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para bem fazê-la, tais como: exercitar a curadoria da informação (que tipo de informação é relevante; onde encontrar fontes confiáveis; como checar estas fontes); definir objetivos claros (onde se quer chegar); como analisar informações e, por fim, como apresentar os resultados da pesquisa.

Enfim, a aprendizagem significativa ocorre quando faz sentido para aquele que aprende. Precisamos deitar um olhar mais cuidadoso para os interesses e as necessidades de nossas crianças e adolescentes. Só compreendendo seu universo, poderemos enriquecê-lo com propostas criativas e realmente desafiadoras.

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Posted by Sandra Mara Bessa Professora
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Gestora de projetos e especialista em Educação
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