As inscrições para o Programa Mais Médicos (PMM) do governo federal começam nesta sexta-feira (26) e vão até 31 de maio. O novo edital prevê 5.970 oportunidades distribuídas em todas as regiões do Brasil. Desse total, a Secretaria de Saúde (SES) solicitou ao Ministério da Saúde (MS) 52 vagas para atuação no programa – número máximo ofertado à pasta.
Após a seleção, os profissionais aprovados poderão integrar as equipes da Estratégia Saúde da Família do Distrito Federal, o que deve ocorrer no final de junho. “Esses médicos de família que nós receberemos chegam em um momento muito oportuno. Com eles, poderemos ampliar a cobertura da nossa assistência à população, além de reforçar cerca de 30 equipes de Saúde da Família”, destaca a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
A nova etapa do PMM prevê bolsa mensal de cerca de R$ 12,3 mil, valor que pode ser acrescido de bônus por atuações em áreas de vulnerabilidade e consideradas de “difícil fixação”. A vigência do contrato também mudou de três para quatro anos, prorrogável por igual período.
Para se inscrever, o profissional deve acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio, por este endereço eletrônico, e realizar login com usuário e senha.
A prioridade serão profissionais brasileiros formados no país. Em casos de cargos não ocupados, brasileiros graduados no exterior e estrangeiros também poderão ser contratados. O recente edital irá recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de mil oportunidades inéditas para a região da Amazônia Legal – área que compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
A expectativa do MS é chegar ao fim de 2023 com 28 mil profissionais do Mais médicos atendendo por todo o Brasil, especialmente em áreas de extrema pobreza.