Entre os dias 7 e 17 de abril, o projeto Poder em Movimento chega ao Guará com uma série de serviços gratuitos voltados para mulheres em situação de vulnerabilidade. Idealizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), a ação busca promover a autonomia e a inserção social dessas mulheres, por meio de cursos profissionalizantes e atendimentos nas áreas de saúde, assistência jurídica e bem-estar.
A iniciativa será realizada na QE 25, no estacionamento do Cave, localizado próximo à administração regional e à Feira do Guará. No local, mulheres terão acesso a capacitações em áreas como manicure e pedicure, design de sobrancelhas, extensão de cílios, corte de cabelo, corte e costura e marketing digital. As inscrições para os cursos estão abertas e podem ser feitas através do site do projeto.
Além da qualificação, as participantes receberão certificados reconhecidos pela Sejus, ampliando suas chances no mercado de trabalho. O projeto também oferece atendimentos médicos, psicológicos, odontológicos e jurídicos, além de palestras sobre violência contra a mulher, enfrentamento ao uso de substâncias psicoativas e inclusão social.
Autonomia empoderamento
A edição no Guará faz parte da expansão do Poder em Movimento, que já passou por Ceilândia, Samambaia e Planaltina, e visa atingir a meta de 8.800 atendimentos em todo o Distrito Federal. A ação é especialmente voltada para mulheres com deficiência, vítimas de violência, em situação de vulnerabilidade social e membros da comunidade LGBTQIA+.
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania, destaca que o projeto representa uma oportunidade concreta de transformação na vida das participantes. “Nosso objetivo é proporcionar caminhos para a autonomia financeira e o empoderamento feminino. Cada curso e cada atendimento é uma chance real de mudança”, afirmou.
O projeto tem um investimento de R$ 4,6 milhões, viabilizado por uma emenda parlamentar da deputada distrital Dayse Amarilio, e conta com a parceria do Instituto Tecnológico Brasileiro (ITCB). Ações como essas buscam promover um futuro mais inclusivo e com mais igualdade para as mulheres no Distrito Federal.