Renato Junqueira: os bastidores e o futuro do esporte no DF

Gestão, desafios e o impacto dos grandes eventos na capital

Dedé Roriz
Por Dedé Roriz 4 Min Leitura
4 Min Leitura
Imagem: Dedé Roriz
ouça o post

Aos 36 anos, Renato Junqueira assumiu a Secretaria de Esportes do Distrito Federal em janeiro de 2024. Antes disso, atuou como secretário executivo da mesma pasta durante a gestão do deputado federal Júlio César. Em entrevista exclusiva ao Jornal Capital Federal, ele falou sobre sua trajetória, as principais ações da Secretaria e os desafios para o futuro

Jornal Capital Federal: Como você chegou a esse cargo?
Renato Junqueira: Fui secretário executivo na Secretaria de Esportes desde que o deputado Júlio César assumiu a gestão. Durante esse período, fui adquirindo experiência e me dedicando ao máximo para contribuir com a Secretaria. Quando surgiu a oportunidade de assumir o cargo, com o retorno do deputado à Câmara Federal, eu já estava preparado para esse desafio.

JCF: Qual é sua relação com o Partido Republicano?
Junqueira: Sempre estive envolvido com a Juventude Republicana. Quando assumi, apenas dois estados tinham representação ativa. Hoje, praticamente todo o Brasil conta com uma juventude forte e atuante dentro do partido.

JCF: Você é considerado um dos grandes articuladores do partido. Por quê?
Junqueira: Sempre fui um soldado do partido, pronto para qualquer missão. Atuei de forma ativa e, com o apoio do presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira, conseguimos estruturar um dos maiores partidos do Brasil. Hoje, temos o deputado federal Hugo Motta como presidente da Câmara, e tive a honra de acompanhá-lo em sua posse.

JCF: Quais foram as principais ações da Secretaria em 2024?
Junqueira: Realizamos diversos eventos, como o Mundial de Vôlei de Praia e o Mundial de MMA (Jungle Fight). Também retomamos a tradicional Corrida de Reis, que em 2025 foi um sucesso absoluto, com mais de 20 mil participantes.

JCF: Houve alguma obra sob responsabilidade da Secretaria?
Junqueira: Sim. Reformamos estádios como o Rorizão, o estádio do Gama e o Abadião, onde instalamos iluminação para jogos noturnos. No Parque da Cidade, sob a gestão do competente Tod Moreno, substituímos a iluminação por lâmpadas de LED, ampliamos a segurança em parceria com a Polícia Militar, reformamos todos os banheiros e o Castelo Ana Lídia, além de aumentar o efetivo de vigilantes. Também iniciamos a primeira etapa da reforma da piscina de ondas, que deve ser inaugurada em 2026.

JCF: E as Vilas Olímpicas? Como estão hoje?
Junqueira: Realizamos melhorias nas 12 Vilas Olímpicas do DF, que hoje recebem em média 40 mil pessoas e estão abertas à comunidade.

JCF: Quais grandes eventos estão previstos para 2025?
Junqueira: Vamos trazer para Brasília a etapa mundial de skate (STU), com a construção de uma pista no Parque da Cidade, que depois ficará como legado para os skatistas da capital. Também realizaremos o Troféu Brasil de Ginástica Artística, trazendo atletas renomados como Rebeca Andrade, Jade Barbosa e Arthur Zanetti, além do Campeonato Brasileiro de Ginástica Acrobática, Trampolim, Aeróbico e Parkour.

JCF: Com tanto trabalho, você pretende se candidatar a algum cargo em 2026?
Junqueira: A princípio, não. Não tenho essa pretensão, mas sou um soldado do partido. Nas articulações políticas do governador Ibaneis Rocha, foi oferecida a vaga de vice na chapa da Celina, e temos excelentes nomes para ocupar esse posto, como os deputados federais Fred Linhares e Júlio César, além do presidente do nosso partido, Wanderlei Tavares. Sempre trabalhei nos bastidores, mas, se um dia o partido entender que devo contribuir com uma candidatura, não fugirei do desafio.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights