O Governo do Distrito Federal (GDF) reforçou seu compromisso com a modernização do setor automotivo e o uso de energia limpa durante evento de reinauguração da concessionária Nara Mitsubishi, no SIA, nesta quinta-feira (6). O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, destacou o papel crucial da inovação tecnológica e das isenções fiscais como motores da transformação na frota de veículos da capital.
Representando o governador Ibaneis Rocha, Araújo ressaltou os avanços da cidade em relação à sustentabilidade e ao incentivo à indústria automotiva.
Estamos vivendo uma revolução no DF. A nossa frota de veículos particulares é uma das mais modernas e novas do Brasil, o que impacta diretamente na geração de empregos e na arrecadação de impostos, afirmou.
Nos últimos anos, o GDF tem investido em ações estratégicas para apoiar esse setor. Em 2025, voltou a conceder isenção do IPVA para veículos híbridos e elétricos adquiridos em concessionárias locais. Essa medida, que se aplica a vendas diretas de montadoras ou importadoras de outros estados, visa promover a transição para alternativas mais sustentáveis de transporte.
Inclusão
Além disso, a Lei nº 7.591/2024, sancionada pelo governador em dezembro passado, estendeu o benefício da isenção do IPVA a pessoas com síndrome de Down ou autismo, além de outras deficiências físicas ou mentais. Essa iniciativa amplia a inclusão social e o acesso a veículos novos para essas pessoas, ao mesmo tempo em que promove a renovação da frota e o aumento da arrecadação.
O apoio do governo ao setor automotivo não se limitou ao período pós-pandemia, quando as concessionárias mantiveram suas atividades durante a crise sanitária. Durante esse período, o programa Pró-Economia I também foi responsável por adiar o pagamento do IPVA até 2022, dando fôlego econômico a muitas famílias e empresas.
Essas medidas refletem a crescente aposta do GDF no futuro sustentável, incentivando a adoção de tecnologias verdes e reforçando sua posição como protagonista no cenário automotivo nacional.