A Coordenação de Compliance e Governança do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) deu continuidade ao projeto Compliance em Foco, desta vez com foco nos profissionais de enfermagem do Hospital de Base. A ação visa fortalecer o programa de integridade da instituição e promover reflexões sobre as boas práticas no ambiente de trabalho.
O treinamento teve início na última segunda-feira (3) e segue até quinta-feira (6), atendendo toda a equipe de enfermagem do 11º andar da unidade. A capacitação, que já passou por outras unidades de saúde do IgesDF, como o Hospital Regional de Santa Maria e a UPA de Vicente Pires, vai contemplar na próxima semana as equipes do pronto-socorro e da Central de Tática de Resolutividade (CTR) do Hospital de Base.
Ética, conduta e denúncias
Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre temas cruciais do programa de integridade. Eduardo Corrêa, coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, destacou a importância de abordar questões como o Código de Ética e Conduta, além da disponibilidade de canais para realização de denúncias. Também foram discutidas situações de assédio e a importância de um bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores e com os usuários.
A chefe de enfermagem do 11º andar, Prys Hellen de Paula Dias, ressaltou o impacto positivo da capacitação.
Acho fundamental trazer esses treinamentos para a nossa unidade, pois com o tempo acabamos nos distanciando de alguns deveres e responsabilidades. Foi uma ação muito agregadora para a equipe, afirmou.
Com ações como essa, o IgesDF busca, mais uma vez, reforçar seu compromisso com a ética e a qualidade no atendimento à saúde, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e alinhado aos valores institucionais.