O Governo do Distrito Federal (GDF) distribuiu, nesta terça-feira (21), 480 kits de insumos agrícolas para 30 associações de produtores rurais da capital. A ação integra o programa Brasília Verde de Agricultura Urbana e Periurbana e tem como objetivo fortalecer a produção de alimentos, especialmente no combate à insegurança alimentar.
Os kits foram entregues na Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa) com a presença da governadora em exercício, Celina Leão, que destacou as iniciativas do governo em prol da área rural. Durante a cerimônia, a governadora ressaltou o investimento em infraestrutura e apoio aos mais de 20 mil agricultores familiares do DF.
Não basta fazer estradas. É preciso garantir que esses produtores possam colocar alimentos na mesa da população, afirmou Celina Leão, elogiando o trabalho da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), que oferece suporte técnico e aumento da produtividade para os agricultores locais.
Apoio essencial para os produtores rurais
O apoio, que inclui adubo, calcário e ureia, foi viabilizado por meio de recursos no valor de R$ 594 mil, provenientes de emendas parlamentares dos deputados Paula Belmonte e Pepa. O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, explicou que os insumos são essenciais para a produtividade das lavouras, permitindo a produção de hortaliças e outros alimentos em áreas de até 2,5 mil metros quadrados.
Os kits foram entregues a produtores rurais em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para unidades familiares chefiadas por mulheres e cadastradas em programas de apoio à agricultura familiar, como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A ação visa garantir alimentos de qualidade para as famílias do DF, ao mesmo tempo que reduz custos para os pequenos produtores.
A agricultora Neiaria Barreto, de Ceilândia, que planta milho e café, destacou o impacto positivo da medida. “O adubo e as sementes estão caros, então essa ajuda será um alívio para nós”, afirmou. Para ela, o apoio do governo é uma forma de reconhecimento do trabalho do agricultor familiar.
Repercussão positiva entre os pequenos produtores
Paulo Vilson, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Larga, em Planaltina, também comemorou a entrega. “Essa ação é fundamental para nossa comunidade, especialmente porque os custos com insumos estão elevados”, destacou.
O esforço do GDF ocorre em um momento estratégico, já que a distribuição dos kits acontece no início da segunda safra. Esse período permite aos agricultores utilizar a mesma terra para novas plantações ainda no mesmo ano agrícola, potencializando a produção e ampliando a oferta de alimentos.
Com iniciativas como essa, o GDF reafirma o compromisso com a agricultura familiar e a segurança alimentar, promovendo o desenvolvimento do campo e o bem-estar das famílias no Distrito Federal.