O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo importante para aumentar a segurança pública em 2025. Na manhã desta quinta-feira (9), o Governo inaugurou a instalação de 55 câmeras de videomonitoramento no Sol Nascente/Pôr do Sol. A medida integra o Programa de Videomonitoramento Urbano (PVU), que já conta com cerca de 1,3 mil dispositivos espalhados pela capital.
A nova fase do projeto tem como principal objetivo coibir o crime e aumentar a sensação de segurança na comunidade.
Durante a solenidade, a governadora em exercício, Celina Leão, destacou a importância da segurança para o desenvolvimento da região: O Sol Nascente já está recebendo investimentos como escola, creche e serviços essenciais. Agora, a população também conta com um sistema de segurança moderna, afirmou.
As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos, definidos com base em estudos da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). A análise levou em consideração a ocorrência de crimes em determinados dias, horários e locais. A localização das câmeras também contou com a colaboração de moradores, por meio dos conselhos comunitários, e com a orientação de policiais militares e civis.
São 55 pontos de monitoramento, que irão contribuir diretamente para a redução de crimes e reforçar o trabalho das forças de segurança, explicou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Avanços na segurança
Com a expansão, o Sistema de Videomonitoramento Urbano abrange, agora, 30 das 35 regiões administrativas do DF. As imagens captadas pelas câmeras são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), de onde são repassadas para as centrais de Monitoramento Remoto (CMRs) da Polícia Militar. A tecnologia das câmeras, que incluem modelos de alta resolução e capacidade de visão noturna, é um avanço significativo na otimização do trabalho das forças de segurança.
Desde sua implantação, em 2013, o PVU tem sido um pilar na prevenção de crimes e na melhoria da mobilidade urbana. Além da ampliação das câmeras, o GDF tem investido em tecnologias de ponta, como o reconhecimento facial, e capacitado seus agentes para atender cada vez melhor as demandas de segurança da população.
Com mais de R$ 70 milhões investidos desde o início do programa, o GDF tem demonstrado compromisso com a segurança dos brasilienses, oferecendo ferramentas eficazes para um policiamento mais ágil e integrado.