Fernanda Torres conquista Globo de Ouro e marca vitória inédita para o Brasil

Atriz é premiada por sua atuação em "Ainda Estou Aqui", filme que retrata a luta de Eunice Paiva durante a ditadura militar

Danieli Aguiar
Por Danieli Aguiar 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Imagem: Reprodução
ouça o post

Fernanda Torres fez história ao vencer o Globo de Ouro 2025 na categoria de melhor atriz em filme de drama, no domingo (5). A vitória, inédita para o Brasil, veio com sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, onde a atriz interpreta Eunice Paiva, advogada que passou 40 anos buscando respostas sobre o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar.

Fernanda superou concorrentes de peso como Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O Quarto ao Lado”) e Pamela Anderson (“The Last Showgirl” ).

Homenagem à mãe e conexão com “Central do Brasil”

Durante seu discurso ao receber o prêmio das mãos de Viola Davis, Fernanda emocionou o público ao se dedicar à conquista de sua mãe, Fernanda Montenegro, que também atua em “Ainda Estou Aqui”. “Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Há 25 anos, ela estava aqui. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu”, declarou.

A atriz também agradeceu ao diretor Walter Salles, responsável por “Ainda Estou Aqui” e pelo clássico “Central do Brasil”, que venceu a Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira em 1999. “Que história, Walter!”, celebrou Fernanda .

Filme em destaque na temporada de estreias

“Ainda Estou Aqui” também foi indicado na categoria de melhor filme em língua não inglesa, mas o prêmio ficou com o francês “Emilia Pérez”, maior indicado da noite, com dez nomeações.

Em entrevista à GloboNews após a cerimônia, Fernanda destacou o trabalho estratégico de divulgação do filme. “Estamos em um trabalho muito forte. Meu nome veio vindo. A ‘Variety’ ajudou imensamente, ‘Collider’, ‘Deadline’… começou uma campanha bonita”, afirmou, citando veículos especializados em cinema.

Caminho para o Oscar

A vitória no Globo de Ouro é considerada uma tacita para o Oscar, aumentando as chances de Fernanda Torres ser indicada à principal premiação do cinema. Segundo a Variety, o prêmio consolidou a posição da atriz na corrida por outras estatuetas.

O Oscar acontecerá no dia 2 de março de 2025, com o cronograma sendo anunciado em 17 de janeiro. “Ainda Estou Aqui” já está na lista de pré-indicados ao Oscar de melhor filme internacional, mas ainda não há confirmação sobre a indicação de Fernanda Torres na categoria de melhor atriz, já que essa não possui uma lista prévia.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights