Nikolas Ferreira aciona PGR para investigar apresentação polêmica em evento da UFMA

Parlamentar pede apuração de possíveis crimes em encontro sobre gênero na universidade

Paulo Cesar Sampaio
Por Paulo Cesar Sampaio 2 Min Leitura
2 Min Leitura
Imagem: Reprodução
ouça o post

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Nikolas Ferreira, solicitou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue uma apresentação polêmica ocorrida durante o I Encontro de Gênero promovido pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ferreira quer que sejam apurados possíveis crimes cometidos no evento.

O parlamentar criticou uma performance de teor erótico realizada dentro do campus, que, segundo ele, incluiu músicas inapropriadas. “Ainda não sabemos se havia menores de idade no local”, afirmou Nikolas. Ele também pediu esclarecimentos à UFMA sobre o grupo responsável pelo encontro e sugeriu que, caso se constate conivência com o incidente, os envolvidos poderão ser afastados de suas funções.

Comissão de Educação

Ferreira planeja levar o caso à Comissão de Educação da Câmara e recomendou ao Procurador-Geral de Justiça que abra uma investigação sobre possíveis infrações. A UFMA, por sua vez, informou que adotará as “medidas cabíveis” e reafirmou seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo.

A performance em questão foi realizada pela historiadora e cantora Tertuliana Lustosa, conhecida por sua atuação no grupo “A Travestis”. Em um vídeo que circula nas redes, ela aparece em uma apresentação controversa que gerou críticas. O evento, que tem como tema “Gênero para além das fronteiras: tendências contemporâneas na América Latina e no Sul global”, segue até hoje.

Compartilhe esse Artigo
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights