A região central do DF está com os índices de violência controlados?

Os números nos apontam que o Plano Piloto é a região administrativa com maior número de crimes cometidos

Flavio Werneck
Por Flavio Werneck  - Segurança Pública 3 Min Leitura
3 Min Leitura
Furtos e roubos predominam no Plano Piloto; Fercal, Estrutural e Itapoã são mais violentas. Boletins de ocorrência ajudam na segurança | Imagem: José Cruz/Agência Brasil
ouça o post

A segurança pública do Distrito Federal é notoriamente melhor do que no restante do país. Isso é um fato, comprovado pelas estatísticas publicadas tanto pela própria Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), quanto por entidades independentes, como o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O que precisamos fazer é destrinchar esses dados, fazer uma análise mais aprofundada deles. No primeiro trimestre desse ano tivemos várias denúncias da insegurança de quem anda diariamente na área central da nossa capital. Tráfico de drogas, furtos, roubos e até crimes contra a pessoa foram relatados nesse período – um esfaqueamento na Rodoviária do Plano Piloto. Chegamos ao mês de outubro e como estamos?

Plano Piloto é a RA com maior número de crimes
Os números nos apontam que o Plano Piloto é a região administrativa com maior número de crimes cometidos por 100 mil habitantes. Todos os crimes registrados estão nessa estatística. A SSP-DF apresentou os seguintes dados, entre janeiro e fevereiro de 2024, na área central:

  • 53 roubos a pedestres
  • 1 roubo em comércio
  • 52 furtos em veículos
  • 59 furtos a transeuntes
  • 29 casos de tráfico de drogas
  • 52 registros de uso e porte de drogas

Importante registrar que os crimes violentos contra a pessoa não são característica da região central. Vejam que os furtos e roubos são os crimes mais comuns – crimes contra o patrimônio.

Regiões mais violentas do DF

Já quando falamos de crimes violentos contra a pessoa, as regiões mais violentas são Fercal, Es- trutural e Itapoã.
Esses dados são de extrema importância para que a Secretaria de Segurança Pública, junto com dados complementares, tais como quantidade de moradores de rua, pontos de venda de drogas e outros, possa traçar as melhores estratégias para o combate aos crimes em cada região do DF.

Portanto, não deixe de fazer seu boletim de ocorrência. Para além de estar comprovando uma injusta agressão sofrida e facilitar eventual recuperação de bens, ativos e documentos, você estará contribuindo para que a região que você mora ou frequentemente transita seja mais segura e tranquila.

Compartilhe esse Artigo
Posted by Flavio Werneck Segurança Pública
seguir
Advogado, servidor público, mestre em criminologia e pós-graduado pela Escola do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
Deixe sua opnião
Verified by MonsterInsights